quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Governo do Estado oficializa parceria com Instituto Unibanco para elevar qualidade do Ensino Médio

Escolas terão apoio pedagógico, técnico e financeiro para vencer desafios
O governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, lançaram o Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, que será implementado nas escolas da rede pública estadual em parceria com o governo federal e o Instituto Unibanco. 

A superintendente executiva do instituto, Wanda Engel, participou do evento – realizado no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira - e enalteceu a adesão do estado de Goiás ao programa que encontra-se se em execução em outros cinco estados. Segundo ela, Goiás reúne hoje condições extremamente favoráveis ao aprimoramento do Ensino Médio a partir da reforma educacional em curso, também chamada de Pacto Pela Educação e cujas diretrizes foram anunciadas por Marconi e Thiago Peixoto no início de setembro.

O programa Ensino Médio Inovador /Jovem de Futuro contemplará, em 2012, 120 escolas da rede pública estadual. Estas unidades vão receber apoio financeiro, técnico e pedagógico. Nesta quinta-feira, 17, teve início uma jornada de capacitação de 600 professores, coordenadores pedagógicos e gestores para que o programa seja executado em suas escolas da melhor forma possível. Até 2014, todas as 600 unidades escolares de Ensino Médio serão beneficiadas. 

Desafios - Para o secretário da Educação, com o Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, Goiás terá uma importante ferramenta para tornar esta etapa do ensino mais eficiente. “Não tenho dúvida de que é no ensino médio que a educação vive as maiores dificuldades e, neste primeiro momento, vamos priorizar exatamente as escolas que têm mais desafios a vencer”, afirmou. Não por acaso, 60 das 120 escolas beneficiadas com o programa em 2012 são da região do Entorno do Distrito Federal. 

Thiago Peixoto lembrou ainda que o programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro é mais uma ação que fortalece as diretrizes da reforma educacional em Goiás. Uma delas prevê a total reformulação do Ensino Médio, com currículo unificado, entre outras mudanças. Segundo o secretário, das 25 medidas do plano de reforma, 12 já estão sendo implementadas em todas as etapas do ensino na rede pública. 

Microrrevolução - “Com o Jovem de Futuro, estaremos fazendo uma microrrevolução dentro da escola de ensino médio e vamos conjugar isso aqui em Goiás com as transformações que estão sendo feitas pelo governo com a reforma educacional; nossas possibilidades de êxito são enormes”, afirmou a superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel. O Ensino Médio Inovador / Jovem de Futuro, segundo ela, se baseia em uma série de estudos de experiências de sucesso. Estudos que buscaram responder à pergunta: como se produz fatores de êxito numa escola pública? O Instituto Unibanco então presta apoio financeiro, capacita os gestores da escola no que diz respeito a planejamento e definição de metas e estratégias e monitora anualmente a execução do plano estratégico. “É um programa de gestão e planejamento com resultados”, reforçou. O Estado de Goiás, por meio da Secretaria da Educação, é o gestor do programa.

Wanda Engel também enfatizou que Goiás reúne vários fatores que contribuem para que o programa seja exitoso na rede estadual: “Aqui temos um governo preocupado com a educação, um governo que fez da educação prioridade máxima, um secretário que sabe o que fazer e que conta com uma equipe capaz e comprometida”, disse. Ela ainda afirmou ter convicção de que o Estado vai superar a meta de melhorar em 15% o Ideb e reduzir em 40% o índice de evasão escolar no Ensino Médio. As escolas também se comprometem a melhorar suas médias no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em língua portuguesa e matemática.

O Instituto Unibanco dará o apoio técnico-financeiro e pedagógico às escolas e o Ministério da Educação, por sua vez, repassará recursos diretamente às unidades de ensino. A Secretaria de Educação entra como a executora de todas as ações, tendo ainda mais suporte e muito mais dados para redimensionar suas políticas públicas. E toda a comunidade escolar será beneficiada com a melhoria significativa dos índices educacionais em Goiás.

As escolas atendidas recebem o equivalente a R$ 100/ano por aluno para desenvolvimento de um plano estratégico de melhoria de resultados, com duração de três anos. As unidades têm autonomia para decidir como os recursos serão aplicados, de modo a suprir as principais lacunas que comprometem o desempenho dos estudantes, como investimentos em ações de incentivo ao professor, incentivos a estudantes, aquisição de equipamentos como computadores e até pequenas reformas nas instalações.

Nenhum comentário: