Links Diversos




A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, Aleksandre Saraiva Dantas, http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/53/57

A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: O QUE DIZEM ALUNOS PROFESSORES E INTÉRPRETES SOBRE ESTA EXPERIÊNCIA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA, http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v26n69/a04v2669.pdf

A nova biblioteca: o papel e o digital - Eliana de Azevedo Marques - http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0103-99892009000100003&script=sci_arttext

A PRÁTICA DOCENTE E AS MÍDIAS EDUCACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS - http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/572007115855AM.pdf

A PRÁTICA DOCENTE E O NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL VIRTUAL - GUBERT, Raphaela Lupion e MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro - http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3418_1822.pdf

A RÁDIO NA ESCOLA: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EFICAZ - ZENEIDA ALVES DE ASSUMPÇÃO http://www.unitau.br/scripts/prppg/humanas/download/aradioescola-N2-2001.pdf

A televisão como ferramenta pedagógica na formação de professores - Maria Luiza Belloni - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Redalyc - http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/IndArtRev.jsp?iCveNumRev=1126&iCveEntRev=298

A vídeo-reportagem como ferramenta pedagógica em Mossoró, RN:uma análise do Projeto Minha Escola na TV - Regina Cunha -  http://www.scribd.com/doc/15195255/Video-como-ferramenta-pedagogica-Estudo-de-Caso

A Utilização das Novas Tecnologias na Educação numa Perspectiva Construtivista - Fábia Magali Santos Vieira (22ª Superintendência Regional de Ensino de
Montes Claros Núcleo de Tecnologia Educacional – MG7 – ProInfo – MEC) - http://www.proinfo.mec.gov.br/upload/biblioteca/191.pdf


Ambiente Educacional Rico em Tecnologia: A Busca do Sentido , Eloina de Fátima Gomes dos Santos, Dulce Márcia Cruz, Vilma Tereza Pazzetto - http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=19
ANAIS - II SEMINÁRIO NACIONAL PROMOÇÃO DA INCLUSÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS - http://www.utp.br/mde/iisempita.htm

Apontamentos para uma política educacional sobre mídia na escola brasileira - Juvenal Zancheta Junior - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072008000100016

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA - Flavia Rezende, http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/13/45

Athena – Revista cientifica de Educação, vol.6 - http://www.faculdadeexpoente.com.br/upload/noticiasarquivos/1204057905.PDF

Biblioteca virtual de inovação tecnológica - http://inovacaotecnologica.ibict.br/

Bibliotecas digitais e acesso livre: uma abordagem preliminar - Cynthia H. W. Corrêa; Isabel M. Crespo - http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0912-2.pdf


Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas - Adriana Ferreira Boeira, http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf

Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica, Maria João Gomes - https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf

CONTEÚDOS DIGITAIS MULTIMIDIAS: CONSTRUINDO NOVAS PRÁTICAS DOCENTES, Gianna Oliveira Bogossian Roque, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Gilda Helena Bernardino de Campos - http://moodle.ccead.puc-rio.br/pesquisa/wp-content/uploads/2010/07/Artigo06.pdf

Cultura e cotidiano escolar - Nilda Alves, http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a04.pdf

Das bibliotecas convencionais às digitais: diferenças e convergências - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362008000100002

Do laboratório de informática as pagina web: ambientes virtuais e contextos escolares - Juliane Correa - http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000379939

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: INTERCONEXÕES E CONVERGÊNCIAS, VANI MOREIRA KENSKI, http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0229104.pdf

EM FOCO: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, Vani Moreira Kenski, http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200005&script=sci_arttext

Estudo da interlocução entre biblioteca-escola-tecnologia, baseada na Internet - Gildenir Carolino Santos - http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000272251

Experiências de Uso de Mídias Interativas como Suporte para Autoria e Construção Colaborativa do Conhecimento - Jorge Ferreira Franco,

Nilton Ferreira Franco, Sandra Regina Rodrigues da Cruz, Roseli de Deus Lopes - http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/2cJorge.pdf

Formação de professores com e para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, Denise S. D. Bernini, http://www.inf.pucminas.br/sbc2010/anais/pdf/wie/st01_05.pdf

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS NOVAS TECNOLOGIAS - Geraldo de Castro Gomes – FSA, Marlene Araújo de Carvalho (UFPI/FSA – Orientadora) - http://www.ufpi.br/mesteduc/eventos/ivencontro/GT17/formacao_prof.pdf

Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada Fernando Silvio Cavalcante Pimentel - http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf

Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar das Séries Iniciais - Daniela Haetinger, Eliana Rela, Lílian Schwab Gelatti. , Mary Lúcia

Pedroso Konrad, Tânia Kist, Marie Jane Soares Carvalho, Rosane Aragon Nevado - http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25166.pdf

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIA: SIM OU NÃO? Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa –

FORMAÇÃO DOCENTE E NOVAS TECNOLOGIAS - Luís Paulo Leopoldo Mercado - http://www.cedu.ufal.br/projetos/internet/brasiliadef.htm

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA ASSISTIVA – Rita Bersch - http://www.assistiva.com.br/Introducao%20TA%20Rita%20Bersch.pdf

FORMAÇÃO INICIAL: COMPETÊNCIAS EMETODOLOGIAS PARA UTILIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS NTICS NO ENSINO
Eliane Maria Balcevicz Grotto, Eduardo Adolfo Terrazzan - http://www.sicoda.fw.uri.br/revistas/artigos/1_5_60.pdf

Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço - escolar, Gilza Maria Leite Dorigoni e João Carlos da Silva - http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf?PHPSESSID=2009071614562546

 Modos de participação e apropriação de praticas sociais: um estudo sobre o uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes com deficiência visual –

Novas tecnologias o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente, Vani Moreira Kenski, http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde08/rbde08_07_vani_moreira_kenski.pdf

Novas Tecnologias como apoio ao Processo de Inclusão Escolar - Regina de Oliveira HeidrichLucila Costi Santarosa - http://www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003/artigos/regina_novastecnologias.pdf

Novo Ecossistema Cognitivo: Pensamentos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação e a Metamorfose do Aprender

O CARÁTER SIMBÓLICO E PRÁTICO DA FORMAÇÃO PERMANENTE PARA PROFESSORES AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de- http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT08-4048--Res.pdf

O CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO POSSIBILIDADE DE MUDANÇA NA PRÁTICA DOCENTE, CORREIA, Cátia Caldas, BONIFÁCIO, Rosemary Sant’Anna, NUNES, Lina Cardoso – http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT08-3083--Int.pdf

O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV - Rosa Maria Bueno Fischer - http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11662.pdf

O USO DE COMPUTADORES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E SEUS RESULTADOS EMPÍRICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA
O professor e a Internet: condições de trabalho, discurso e pratica - Marcia Rotenberg - http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000266068

O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - http://www.cedes.unicamp.br/revista/rev/rev104.htm

Objetos de Aprendizagem na Escola: Estudo de um Modelo de Implementação - http://www.proativa.vdl.ufc.br/publicacoes/artigos/7fbe24687c62b47d301c534ee2a2153f.pdf

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OFERTA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA - Anahi Guedes de Mello - http://www.habitus.ifcs.ufrj.br/8_1_educainclusiva.html

Portal do Programa de Pós-graduação em educação da PUC Minas - ver links - http://www.ich.pucminas.br/pged/


Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação - Acácio Silveira França -PUC/Campinas - http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes[]=1446&processar=Processar

Revista Educação e Sociedade, UNICAMP, vejam os autores e procurem no Google os que abordam os assuntos que interessam a cada um - http://www.cedes.unicamp.br/revista/rev/rev104.htm

Revista EducaMídia - PUC/RJ - http://educamidia.net63.net/


SURDOS E CEGOS: COMUNICAÇÃO MEDIADA PELA TECNOLOGIA, Andréa Poletto Sonza, Cristiane de Barros Castilho Loureiro, Lucila Maria Costi Santarosa - http://www.niee.ufrgs.br/eventos/CIIEE/2003/bloque2/comunicaciones/Surdos%20e%20cegos%20Comunicacao%20mediada%20pela%20tecnologia.doc

Tecnologias asistivas/adaptativas: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual – Luisa Hogetop, Lucila Santarosa - http://www.nied.unicamp.br/~proinesp/material/arquivos/Semana%201/Leituras/Tecnologias%20Assistivas/tec_assist.pdf

TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO APOIO À INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, Romy Britt Hernández Ferrada, Lucila
Maria Costi Santarosa - http://www.niee.ufrgs.br/eventos/CIIEE/2007/pdf/CP-%20314.pdf


TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA - http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema3/TerxaTema3Poster5.pdf

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE - RAQUEL GOULART BARRETO - http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22617.pdf

Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? Maria Luiza Belloni - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400005

Tecnologias Assistivas e a Promoção da Inclusão Social - http://www.ciape.org.br/artigos/artigo_tecnologia_assistiva_joao_carlos.pdf

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SOBRE REDE E ESCOLAS, KATIA MOROSOV ALONSO, http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf

Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? João Pedro da Ponte, http://www.rieoei.org/rie24a03.htm

Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC - Raquel Barreto Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal,

TEÓFILO GALVÃO FILHO/Tecnologias Assistivas - http://www.galvaofilho.net/

Toque de radio, projeto comunicação social - http://www.comidia.ufrn.br/toquederadio/html/artigos.htm (veja os links - vários, do projeto)
Trabalho e visão de mundo: Ciência e tecnologia na formação de professores, Luis Carlos de Menezes –


Usando Tecnologias Interativas como Suporte para Autoria e Construção Colaborativa de Conhecimento, Jorge Ferreira Franco, Roseli de Deus Lopes - http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a56_tecnologiasinterativas.pdf

USO PEDAGÓGICO DA TELEVISÃO E DO VÍDEO: O OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA - SILVA, Maria de Fátima Caridade da, LEITE, Dra. Ligia Silva - Universidade Católica de Petrópolis, Programa de Mestrado em Educação, http://www.lab-eduimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/mafaca.pdf

Uso(s) das novas tecnologias em um programa de formação de professores: possibilidades, controle e apropriações, Andrade, Andressa de - http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30052007-102043/

Video digital na educação: aplicação da narrativa audiovisual - Karla Isabel de Souza - http://cutter.unicamp.br/document/?code=000446165

WebQuest: uma proposta de aprendizagem cooperativa - Tereza Tioko Saito Fukuda - http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000359402

WEBQUEST: Protótipo de um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa a Distância Empregando a Internet, Gilseno de Souza Nunes Ribeiro e Rafael Timóteo de Sousa Junior - http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=92