Proinfo Integrado




Proinfo trabalha a inclusão digital nas escolas
O Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) foi lançado em 1997 pelo Ministério da Educação.
Cerca de 100 mil professores da rede pública serão capacitados, ainda este ano, para utilizar novas tecnologias em sala de aula, incluindo computadores e internet. Este é um dos objetivos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), parte do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo o Ministério da Educação, o programa integra um conjunto de ações voltadas para a dinamização da sala de aula. “Para garantir essa melhoria, é necessário ir além da distribuição de laboratórios de informática, ao oferecer cursos aos professores e também conteúdo pedagógico adequado”, (fonte: Portal do MEC).
Com o Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, que dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, no âmbito do Ministério da Educação, promovera o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica. Para isso implantou-se, o ProInfo Integrado lança em parceria com os Estados e Municípios que aderiram ao programa, os cursos Introdução a Educação Digital 40h e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs 100h. Promover ações de formação continuada que contribuam para:
- A inclusão digital de professores e gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral;
- Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série).
O primeiro curso a ser realizado é Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores e gestores das redes públicas que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/sistema operacional Linux (Linux Educacional) e recursos básicos da Internet. O tempo de realização deste curso é flexível, podendo os NTEs planejar, conforme a disponibilidade dos professores e dos laboratórios nas escolas, mais de um encontro semanal. Sendo assim, o tempo do curso pode ser reduzido.
Para o Proinfo, tecnologia na educação significa a inserção das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), integrando o computador, Internet e mídias ativas no processo de ensino aprendizagem, para apoiar o desenvolvimento de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação.
O Governo Federal tem investido pesado para levar os programas na área de tecnologia aplicados à educação as escolas, e assim diminuir a exclusão digital de alunos e professores aos recursos tecnológicos. Cursos de especialização para professores multiplicadores dos NTEs e NTMs, formação de técnico de suporte, além de formação de alunos monitores. “Todo este investimento tem como meta principal à inclusão digital de alunos e também dos professores nessa sociedade marcada pelos avanços das NTICs.
O Proinfo também apóia as escolas a desenvolverem projetos comunitários, facilitando o acesso aos laboratórios de informática para pais de alunos e outros membros da comunidade em torno da escola que, dessa forma, constitui-se em espaço de inclusão digital.

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Curso Introdução à Educação Digital 40h

O  NTE de Luziânia oferece  vagas para os turnos  da manhã, tarde e noite.
Consulte ou faça download dos Materiais do Curso

Informações sobre o curso de 100 hs – Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs.
Pré-requisitos: professores da rede municipal e estadual de ensino que tenham participado do curso de 40 hs, ministrado pelo NTE. Aqueles que não participaram devem comprovar dominio de uso da Internet(email, navegação, criação de blogs, upload e download de arquivos, etc);
O curso será ministrado na modalidade semi-presencial, do seguinte modo:
  • Cinco encontros presenciais ( na escola ou no NTE);
  • Atividades à distância no ambiente Eproinfo – 64 horas de estudos à distância e 36 horas de atividades presenciais.
Objetivos do curso:
  • Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC’s no ensino e aprendizagem em suas escolas;
  • Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada ciclo/série,
  • Utilizar as TIC’s na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Conteúdos divididos em 04 unidades:
Leituras da Unidade 01
  1. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento (Juan Ignacio Pozo)
  2. Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade ( José Armando Valente)
  3. As sereias do ensino eletrônico (Paulo Blikstein e Marcelo Zuffo)
Vídeos da Unidade 02

OBS: A ficha de inscrição se encontra apenas no NTE, não disponibilizaremos a ficha online, pois é necessária a comprovação de conhecimentos de informática. Somente o professor interessado deverá realizar sua inscrição, não aceitaremos inscrições por terceiros.