NTE - Luziânia- GO


O que é NTE?

Os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) foram criandos no Estado de Goiás, em dezembro de 1998, através do Decreto 4985, inicialmente implantado em 10 municípios: Anápolis, Catalão, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Iporá, Jataí, Morrinhos, Posse e Uruaçú. Seu principal objetivo era a formação continuada de professores para o uso da informática  no contexto educacional.
O investimento da infra-estrutura e na formação em EAD dos professores formadores garantiram a autonomia dos Núcleos de tecnologia Educacional (NTEs), qualificando-os como unidades de ensino dessa modalidade.
Por outro lado, existiam na estrutura da Secretaria de Educação outras unidades de formação de professores, que é o caso dos Núcleos regionais de Educação a Distância (NURED). Criados em decorrência do Acordo de Participação  04/2000, celebrado entre o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação de Goiás, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, conforme Resolução 023 de 07/02/2000. Nesta data foram instalados 16 Núcleos regionais de Educação a Distância, com o objetivo de dar suporte administrativo, técnico e pedagógico á implementação, execução e avaliação do programa de Formação de Professores em exercício da rede Pública de Ensino – PROFORMAÇÃO.
Com a crescente de manda de cursos a distância e o aumento das escolas públicas com laboratórios de informática, Fez-se necessário a expansão dos Núcleos de Tecnologia Educacional, nesta perspectiva a então Superintendência de Educação a Distância e Continuada em parceria com o Proninfo/MEC, viabilizou para os NUREDs formação tecnológica e implementação dos laboratórios de informática, os NUREDs passaram a ter estrutura  equivalente aos NTEs, justificando  assim, a transformação para NTEs.
Com a junção os NTEs passam de 10 (dez) para 21( vinte e um) e assim foi criado o NTE da cidade de Luziânia. 

 O NTE de Luziânia é Jurisdicionado pela Subsecretaria Regional de Educação de  Luziânia, é responsável pela capacidação dos professores da rede pública estadual e municipal e suporte técnico dos laboratórios de informática das seguintes cidades:
- Cristalina;
- Valparaíso;
- Cidade Ocidental;
- Novo Gama;
- Santo Antônio do Descoberto.




O Núcleo de Tecnologia Educacional é o setor responsável por assessorar, acompanhar, monitorar, avaliar e garantir a assistência as unidades escolares, quanto ao uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação, em consonância com os programas desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Educação.
O NTE oferece cursos na modalidade presencial, semi-presencial ou totalmente à distância: Formação continuada dos professore da rede pública, para uso integrado das tecnologias no contexto educacional;Curso de capacitação dos funcionários administrativos da rede pública e comunidade em geral, para uso do computador e o acesso à rede mundial de computadores (Internet).
Formação Continuada de Profissionais da Rede Pública de Ensino.

Qual o papel dos NTEs?

Os Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado de Goiás - NTEs são Unidades responsáveis pelas ações do uso pedagógico e integrado das tecnologias, pesquisa, disseminação, formação de professores, nas modalidades presencial e a distância. Planejamento, execução, orientação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de programas e projetos, envolvendo a TV Escola, Laboratório de Informática Educacional, Rádio Escola e outros, desenvolvidos em parceria ao convênios com órgãos e instituições credenciadas. 






Principais funções dos NTEs:

  • Sensibilização, orientação e motivação das escolas para incorporação da tecnologia de informação e comunicação;
  • Capacitação, orientação e formação dos professores para uso das novas tecnologias e integração de mídias;
  • Assessoria técnica e pedagógica para uso das tecnologias no processo de aprendizagem;
  • Incentivo e o apoio à realização de cursos para o aperfeiçoamento de professores, através da metodologia de educação a distância, por meio de redes de telecomunicações;
  • Acompanhamento e avaliação local do processo instaurado nas escolas.


Cidade de Luziânia - GO