terça-feira, 22 de novembro de 2011

Censo aponta que tecnologia vem ganhando espaço nas salas de aula

Em dez anos, pulou de 10% para 38% o percentual de residências com computador. As grandes distâncias ainda são uma barreira, mas o isolamento na Amazônia é cada vez menor.
O IBGE divulgou, na semana passada, um retrato do Brasil em números: os dados do Censo 2010. Desde a última quarta-feira (16), o Jornal Nacional tem apresentado reportagens sobre as conquistas do país na última década e os problemas que ainda precisam ser resolvidos.
Apesar de ter o maior percentual de pessoas de 7 a 14 anos fora da escola, a Região Norte foi a que mais progrediu. O índice caiu pela metade em uma década. No mesmo período, a média brasileira passou de 5% para 3%. Na faixa de 15 a 17 anos, também houve avanços, mas quase 17% dos adolescentes do país ainda estão longe da escola.
.
Não basta ir à escola. É preciso aprender. Se um bom professor continua sendo fundamental para garantir um ensino de qualidade, a tecnologia vem ganhando espaço nas salas de aula para manter o interesse de uma geração que já nasceu conectada.
Carlos Drummond de Andrade nem desconfiava que suas poesias seriam recitadas por ele mesmo em uma lousa virtual. Por computadores e celulares ligados à internet, os alunos acompanham a aula. “Por ser mais interativo, a gente gosta mais, a gente presta mais atenção, não fica aquela baderna na sala”,

Nenhum comentário: