segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aula nota 10 - O autor Doug Lemov Fala sobre seu livro...

Doug Lemov, especialista em efetividade do aprendizado, apresenta 49 técnicas para que os professores sejam melhor sucedidos em fazer os alunos aprenderem. Além das 49 técnicas principais existem outras 12, cobrindo os aspectos principais da dinâmica professor-aluno e mostrando como criar um clima positivo e estimular os alunos a pensar criticamente. A segunda parte é toda sobre ensinar o aluno a ler.


Aula nota 10 - O autor Doug Lemov fala sobre o livro from Informatica Educacional on Vimeo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Oportunidade...

A Cátedra Fulbright Dra. Ruth Cardoso, na Universidade de Columbia, New York, destina-se a professores e pesquisadores brasileiros com comprovada experiência nas Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em História do Brasil, Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Será dada preferência a candidatos que atuem nas áreas de história do Brasil, antropologia, e sociologia, com enfoque em movimentos sociais contemporâneos
Requisitos para candidatura:

- Ter concluído seu doutorado após 1994 e antes de 2005

- Ter nacionalidade brasileira

- Não possuir nacionalidade estadunidense - Estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes

- Possuir atuação acadêmica qualificada na área e reconhecida competência profissional, com produção intelectual consistente

- Ter fluência em inglês, compatível com o bom desempenho nas atividades previstas
Benefícios:

- Bolsa mensal de US$ 5.000, por até nove meses

- Auxílio-instalação de US$ 2.000

- Seguro-saúde

- Passagem aérea de ida e volta

- Moradia no campus, sem custos para o bolsista; acesso aos serviços e instalações da Universidade de Columbia, NY, de acordo com o padrão oferecido a professores visitantes Mais Informações:
 
http://www.fulbright.org.br/

Professores efetivos podem se inscrever para atuarem na Gerência de Tutoria Pedagógica

Ao todo, serão oferecidas cinco vagas. Inscrições vão até dia 27 (domingo)
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Acompanhamento de Programas Institucionais, convida professores efetivos com licenciatura plena em qualquer área da educação para atuarem na Gerência de Tutoria Pedagógica. As inscrições terão início no próximo dia 23 (quarta-feira) e vão até o dia 27 de novembro (domingo). Serão oferecidas cinco vagas.

Para se inscrever, os interessados deverão acessar o site da secretaria (www.seduc.go.gov.br), baixar a ficha de inscrição na seção “Documentos importantes”, preenchê-la e enviá-la para o e-mail da Gerência de Tutoria Pedagógica (gtpedagogica@seduc.go.gov.br). Informações adicionais podem ser obtidas no 3201-3019.

Além de serem professores efetivos com licenciatura plena, os candidatos devem atender a critérios como ter concluído o estágio probatório e possuir, no mínino, especialização Lato Sensu e/ ou Stricto Sensu (mestrado ou doutorado) na área da educação.

Também é preciso ter experiência em docência na Educação Básica; obter mínimo de cinco pontos na prova seletiva que será aplicada aos candidatos no dia 5 de dezembro; ter disponibilidade para trabalhar 40h (quarenta horas) semanais e para viagens aos pólos educacionais; entre outros.

A classificação do candidato dependerá do cumprimento de todas as etapas apresentadas na Carta Convite nº 002/2011 (veja aqui neste site na seção “Documentos importantes”), inclusive a descrição de sua experiência na área da educação, cuja pontuação equivale de zero a dez pontos.

Serão convocados para entrevista apenas os quinze primeiros candidatos melhores colocados na somatória das notas da prova seletiva e análise de currículo. Em caso de empate, a classificação será feita de acordo com o maior tempo de docência. Permanecendo o empate, será selecionado o candidato com maior idade.

Para mais informações, 3201-3019.

Cronograma

Data da inscrição: 23 a 27 de novembro 
Análise de Currículo: 28 de novembro a 09 de dezembro
Divulgação do local da prova: 1º de dezembro
Prova de seleção: 5 de dezembro
Divulgação da lista dos classificados para entrevista: 9 de dezembro
Período da entrevista: 12 e 13 de dezembro 
Resultado final: 16 de dezembro

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Censo aponta que tecnologia vem ganhando espaço nas salas de aula

Em dez anos, pulou de 10% para 38% o percentual de residências com computador. As grandes distâncias ainda são uma barreira, mas o isolamento na Amazônia é cada vez menor.
O IBGE divulgou, na semana passada, um retrato do Brasil em números: os dados do Censo 2010. Desde a última quarta-feira (16), o Jornal Nacional tem apresentado reportagens sobre as conquistas do país na última década e os problemas que ainda precisam ser resolvidos.
Apesar de ter o maior percentual de pessoas de 7 a 14 anos fora da escola, a Região Norte foi a que mais progrediu. O índice caiu pela metade em uma década. No mesmo período, a média brasileira passou de 5% para 3%. Na faixa de 15 a 17 anos, também houve avanços, mas quase 17% dos adolescentes do país ainda estão longe da escola.
.
Não basta ir à escola. É preciso aprender. Se um bom professor continua sendo fundamental para garantir um ensino de qualidade, a tecnologia vem ganhando espaço nas salas de aula para manter o interesse de uma geração que já nasceu conectada.
Carlos Drummond de Andrade nem desconfiava que suas poesias seriam recitadas por ele mesmo em uma lousa virtual. Por computadores e celulares ligados à internet, os alunos acompanham a aula. “Por ser mais interativo, a gente gosta mais, a gente presta mais atenção, não fica aquela baderna na sala”,

Abertas inscrições para cursos de altas habilidades/ superdotação

Interessados têm até o dia 20 de dezembro para se inscreverem
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que estão abertas inscrições para os cursos de altas habilidades/superdotação, que serão ministrados pela equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naah/s), vinculado à Gerência de Ensino Especial. As inscrições vão até o dia 20 de dezembro; as vagas são limitadas.

Os interessados deverão fazer sua pré-inscrição por e-mail (naaahs.go@seduc.go.gov.br) informando nome, formação acadêmica, subsecretaria regional, instituição de ensino em que trabalha, função que atua, curso que deseja fazer e turma. 

“Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação” é um curso com duração de 40 horas. Com início programado para o dia 7 de fevereiro de 2012, terá turmas às terças-feiras (matutino), quartas-feiras (vespertino) e quintas-feiras (noturno). 

Já o curso de “Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação" terá duração de 60 horas. Para se inscrever, o interessado deve ter sido aprovado nos cursos de 40 ou 84 horas oferecidos pelo Naah/s, entre outros critérios.

Para ambos os cursos, é necessário também confirmar a inscrição pessoalmente no Naah/s, de 23 a 30 de janeiro do próximo ano. O Naahs fica situado à rua 134, esquina com ruas 18 e 106, nº 235, Setor Oeste. 

No ato da inscrição é imprescindível apresentar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação (frente e verso) e contracheque do Estado.

Mais informações: 3201-3098 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Governo do Estado oficializa parceria com Instituto Unibanco para elevar qualidade do Ensino Médio

Escolas terão apoio pedagógico, técnico e financeiro para vencer desafios
O governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, lançaram o Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, que será implementado nas escolas da rede pública estadual em parceria com o governo federal e o Instituto Unibanco. 

A superintendente executiva do instituto, Wanda Engel, participou do evento – realizado no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira - e enalteceu a adesão do estado de Goiás ao programa que encontra-se se em execução em outros cinco estados. Segundo ela, Goiás reúne hoje condições extremamente favoráveis ao aprimoramento do Ensino Médio a partir da reforma educacional em curso, também chamada de Pacto Pela Educação e cujas diretrizes foram anunciadas por Marconi e Thiago Peixoto no início de setembro.

O programa Ensino Médio Inovador /Jovem de Futuro contemplará, em 2012, 120 escolas da rede pública estadual. Estas unidades vão receber apoio financeiro, técnico e pedagógico. Nesta quinta-feira, 17, teve início uma jornada de capacitação de 600 professores, coordenadores pedagógicos e gestores para que o programa seja executado em suas escolas da melhor forma possível. Até 2014, todas as 600 unidades escolares de Ensino Médio serão beneficiadas. 

Desafios - Para o secretário da Educação, com o Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, Goiás terá uma importante ferramenta para tornar esta etapa do ensino mais eficiente. “Não tenho dúvida de que é no ensino médio que a educação vive as maiores dificuldades e, neste primeiro momento, vamos priorizar exatamente as escolas que têm mais desafios a vencer”, afirmou. Não por acaso, 60 das 120 escolas beneficiadas com o programa em 2012 são da região do Entorno do Distrito Federal. 

Thiago Peixoto lembrou ainda que o programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro é mais uma ação que fortalece as diretrizes da reforma educacional em Goiás. Uma delas prevê a total reformulação do Ensino Médio, com currículo unificado, entre outras mudanças. Segundo o secretário, das 25 medidas do plano de reforma, 12 já estão sendo implementadas em todas as etapas do ensino na rede pública. 

Microrrevolução - “Com o Jovem de Futuro, estaremos fazendo uma microrrevolução dentro da escola de ensino médio e vamos conjugar isso aqui em Goiás com as transformações que estão sendo feitas pelo governo com a reforma educacional; nossas possibilidades de êxito são enormes”, afirmou a superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel. O Ensino Médio Inovador / Jovem de Futuro, segundo ela, se baseia em uma série de estudos de experiências de sucesso. Estudos que buscaram responder à pergunta: como se produz fatores de êxito numa escola pública? O Instituto Unibanco então presta apoio financeiro, capacita os gestores da escola no que diz respeito a planejamento e definição de metas e estratégias e monitora anualmente a execução do plano estratégico. “É um programa de gestão e planejamento com resultados”, reforçou. O Estado de Goiás, por meio da Secretaria da Educação, é o gestor do programa.

Wanda Engel também enfatizou que Goiás reúne vários fatores que contribuem para que o programa seja exitoso na rede estadual: “Aqui temos um governo preocupado com a educação, um governo que fez da educação prioridade máxima, um secretário que sabe o que fazer e que conta com uma equipe capaz e comprometida”, disse. Ela ainda afirmou ter convicção de que o Estado vai superar a meta de melhorar em 15% o Ideb e reduzir em 40% o índice de evasão escolar no Ensino Médio. As escolas também se comprometem a melhorar suas médias no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em língua portuguesa e matemática.

O Instituto Unibanco dará o apoio técnico-financeiro e pedagógico às escolas e o Ministério da Educação, por sua vez, repassará recursos diretamente às unidades de ensino. A Secretaria de Educação entra como a executora de todas as ações, tendo ainda mais suporte e muito mais dados para redimensionar suas políticas públicas. E toda a comunidade escolar será beneficiada com a melhoria significativa dos índices educacionais em Goiás.

As escolas atendidas recebem o equivalente a R$ 100/ano por aluno para desenvolvimento de um plano estratégico de melhoria de resultados, com duração de três anos. As unidades têm autonomia para decidir como os recursos serão aplicados, de modo a suprir as principais lacunas que comprometem o desempenho dos estudantes, como investimentos em ações de incentivo ao professor, incentivos a estudantes, aquisição de equipamentos como computadores e até pequenas reformas nas instalações.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

NTE de Luziânia Participa do 4ª Seminário de Educação em Rede em Goiânia.

O Professor Frederico Mateus, representou o NTE de Luziânia no Seminário que aconteceu na cidade de Goiânia nos dias 09, 10 e 11 de Novembro sob a Coordenação da Universidade Federal de Goiás.  Foram apresentados trabalhos  e realizados estudos sobre Aprendizagem em Rede.










sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Governo do Estado seleciona professores e pessoal de apoio administrativo

Profissionais podem ser convocados conforme demanda da rede pública estadual
O Governo de Goiás realiza Processo Simplificado para selecionar professores e pessoal de apoio administrativo que atuarão em escolas da rede pública estadual. Os profissionais que, após o processo de seleção, forem convocados, substituirão aqueles que terão contratos encerrados no fim deste ano letivo. Importante ressaltar que a seleção de um candidato não significa que ele será automaticamente convocado – isto ocorrerá à medida que houver demanda. 

Atenção: os pretensos candidatos que nos últimos dois anos cumpriram período igual a 12 meses de contrato por tempo determinado em qualquer órgão do Estado de Goiás ficam automaticamente excluídos desta seleção. Por força de lei, o governo tem que realizar outro processo seletivo para substituir os contratos vencidos. Os que forem convocados, vale destacar, também poderão trabalhar por até um ano. 

As inscrições – gratuitas - poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (14), exclusivamente pela internet, no site da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento: www.segplan.go.gov.br; ou no da Secretaria de Estado da Educação: www.seduc.go.gov.br. Antes de se inscrever, é importante que o candidato leia atentamente o Edital nº 003/2011 e seus anexos, que também estarão disponíveis nestes sites. 

A Secretaria de Estado da Educação vem trabalhando sistematicamente, desde o início desta gestão, na otimização dos recursos públicos. Exemplo concreto é a redução de contratos temporários: levantamento oficial mostra que este número caiu de 9,9 mil, em novembro do ano passado, para 5,5 mil em outubro deste ano. Ou seja, uma redução de mais de 4,4 mil. Este trabalho tem sido possível por conta do amplo processo de modulação de professores que houve na rede estadual e do retorno de muitos destes profissionais para a sala de aula, que também estão sendo incentivados e valorizados com o programa Reconhecer.

Os cargos – Nesse processo simplificado, deverão ser selecionados até 7.804 professores e até 4.590 pessoas para apoio administrativo. Os cargos para professores são: Professor Assistente de Nível I, Professor Assistente de Nível II e Professor Assistente Nível I e II para Atendimento Educacional Especializado. Os de Apoio Administrativo são: Auxiliar de Secretaria, Digitador, Auxiliar de Serviços Gerais, Higienização, Merendeira, Vigia e Motorista.

Para os candidatos ao cargo de Professor Assistente de nível I será exigido o ensino médio completo, com certificado reconhecido na forma legal. O salário para esse nível, com carga de 40 horas, será de R$ 961,04. Já os candidatos ao cargo de Professor Assistente nível II terão que comprovar licenciatura ou outra graduação correspondente às áreas de conhecimento específicas do currículo, com formação pedagógica nos termos da legislação vigente. O salário para este nível, considerando 40 horas de trabalho semanal, é de R$ 1.137,77. 

Os candidatos ao cargo de Professor Assistente Nível I e II para Atendimento Educacional Especializado terão que ter, além da formação acadêmica exigida para o professor assistente, proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e conhecer o sistema Braille – leitura e escrita fluente. Eles darão apoio à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais dentro da rede estadual.

Para os cargos de apoio administrativo, os candidatos a Auxiliar de Secretaria e Digitador terão que ter ensino médio completo e conhecimento básico de Word e Excel. Para os demais cargos, é exigida apenas a primeira fase completa do ensino fundamental; para o motorista, também a carteira de habilitação, categoria B. Todos terão carga horária de 40 horas e vencimentos de um salário mínimo.

As inscrições – No ato da inscrição, o candidato deverá marcar sua opção de cargo, de disciplina, de subsecretaria e município em que deseja atuar. Depois de efetivar a inscrição, não será mais possível alterar essas informações. A confirmação de inscrição deverá ser impressa e guardada pelo candidato. Se convocado, o candidato selecionado terá que se apresentar em até dois dias, sob risco de ir para o fim da lista.

Os portadores de deficiência terão 5% do total das vagas e, ao se inscreverem, terão que preencher formulário específico e apresentar laudo médico detalhando o tipo e o grau da deficiência. Eles poderão ser contratados desde que suas limitações não sejam incompatíveis com as atribuições dos cargos para os quais se candidatarem.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Abertas inscrições para concurso de redação “Barão do Rio Branco – 100 anos”

Interessados devem se inscrever pela internet até o próximo dia 25
A Secretaria de Estado da Educação informa que estão abertas as inscrições para o concurso de redação “Barão do Rio Branco – 100 anos”. Os interessados devem se inscrever pela internet até o próximo dia 25, mas os textos poderão ser enviados até o dia 12 de março de 2012.

Para validar sua inscrição, o candidato deverá preencher o formulário disponível nos sites www.funag.gov.br, www.academia.org.br, ou então enviá-lo para o email concursos@academia.org.br até as 18 horas do dia 25 de novembro. As inscrições encaminhadas após este horário e data limite serão automaticamente recusadas. O edital com todas as informações necessárias está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.itamaraty.gov.br/edital.

Ao todo, serão selecionados dez trabalhos e cada autor receberá o prêmio de R$ 2 mil. Serão avaliados a capacidade de expressão escrita e o conhecimento dos estudantes sobre a vida e a obra do patrono da diplomacia brasileira na celebração do primeiro centenário da morte de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, que ocorre em 10 de fevereiro de 2012.

Cada candidato poderá participar com apenas uma redação, que deve ter o mínimo de 60 e máximo de 90 linhas, digitadas com fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens laterais de 3 cm e superior e inferior de 2,5 cm.

O concurso - que é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, Fundação Alexandre de Gusmão e Academia Brasileira de Letras - tem como público alvo estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Estão abertas as inscrições para o curso de Mídias na Educação

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro

A Coordenação do Curso de Especialização em Mídias na Educação, da Faculdade de Educação (FE) informa que estão abertas as inscrições para o referido curso no período de 07 a 20 de novembro de 2011, exclusivamente via internet, no sítio www.ciar.ufg.br.

As vagas definidas para o curso serão distribuídas em 11 (onze) polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Estado de Goiás, totalizando 550, sendo 50 vagas para cada polo, entre eles: Alexânia, Anápolis, Catalão, Goianésia, Cidade de Goiás, Itumbiara, Jussara, Mineiros, Posse, São Simão e Uruaçu.

O Curso de Especialização em Mídias na Educação destina-se a profissionais graduados com licenciatura plena em qualquer área, em cursos reconhecidos pelo MEC, e que estejam vinculados às Redes Municipais e Estadual de Educação do Estado de Goiás, prioritariamente em serviço em sala de aula.

O Edital completo você acessa no link Inscrições.


fonte:  Coordenação do curso  CIAR

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Servidor, faça seu email funcional

Prezado servidor da Educação,

O Núcleo de Tecnologia Educacional tem identificado sucessivas tentativas de invasão aos sistemas da Secretaria da Educação e das 38 Subsecretarias Regionais. Em um único mês já foram contabilizadas mais de mil tentativas deste porte.

Com o objetivo de aumentar a segurança em toda a rede - e principalmente ao Sistema de Gestão Escolar (SIGE) - e para evitar graves prejuízos com a possível perda de dados imprescindíveis e de suma importância para a Educação em Goiás, a utilização de e-mails de outros provedores que não seja o @seduc.go.gov.br fica temporariamente suspensa nos computadores da centralizada e nos das subsecretarias. 

O início deste processo - que ocasionará esta suspensão automática – começa impreterivelmente em 10 dias, tendo início no dia 17 de novembro de 2011. Caso você ainda não tenha o seu e-mail funcional, envie os dados abaixo para infra@seduc.go.gov.br e o solicite:

- Nome completo
- CPF
- Endereço comercial com CEP
- Telefone comercial
- Função
- Lotação

Informamos ainda que no campo "Documentos Importantes" do site da Secretaria da Educação é possível consultar um tutorial para que você saiba como redirecionar seus emails provenientes de outros provedores para o e-mail funcional.