segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Goiás e Irlanda firmam parceria educacional

Goiás e Irlanda firmam parceria educacional
Acordo prevê convênios para formar e qualificar professores
Fonte: Diário da Manhã (editado)

Os governos de Goiás e da Irlanda decidiram na última sexta-feira, 26, firmar um protocolo de colaboração na área educacional. O acordo foi selado depois de longa reunião do governador Marconi Perillo, Seamus Mcaughlin, diretor- chefe do Departamento de Educação e Habilidades da Irlanda, o secretário de Educação, Thiago Peixoto, e técnicos irlandeses, em Dublin.

O protocolo vai contemplar parcerias para formação e qualificação de professores, intercâmbio de estudantes e troca de experiências entre as áreas educacionais de Goiás e da Irlanda. Parceria prevê ainda a participação de representantes goianos e irlandeses em congressos, seminários, simpósios e outros eventos acadêmicos e científicos.

O governador Marconi Perillo avaliou o encontro como ponto alto da viagem internacional. “A Irlanda fez uma revolução educacional e é isso que queremos para Goiás. Eles nos ajudarão a definir o nosso caminho”, destacou. Segundo o governador, a Educação é prioridade em seu governo. “Não adianta somente atrair investimentos se nossa educação não for boa. O conhecimento transforma a vida das pessoas”, afirma.

Para Marconi, é preciso levar novas indústrias para o Estado, mas com fortes investimentos na Educação. Durante o encontro, ele falou do programa Bolsa Futuro, Universidade Estadual de Goiás e Bolsa Universitária.



Preparação

O secretário Thiago Peixoto, que acompanhou a comitiva desde Londres, teve dois dias de reuniões preparatórias na Irlanda e na Inglaterra. Em Londres, ele conversou com especialistas em Educação e grupo responsável pela reforma educacional durante o governo de Tony Blair.

Thiago deixou tudo pronto para o encontro de Marconi com as autoridades irlandesas, para a assinatura do acordo de cooperação na área educacional. O objetivo é buscar boas práticas entre os dois sistemas educacionais, além do intercâmbio de professores e estudantes. Os melhores alunos do ensino médio também receberão bolsas para estudar na Irlanda.

A reunião da última sexta-feira, 26, aconteceu num prédio de 170 anos, do qual os irlandeses se orgulham muito, segundo relataram os técnicos. Há 135 anos, funciona como Ministério da Educação. O governador e a comitiva visitaram escolas e a Universidade Trinity College, fundada em 1592 e uma das mais antigas de toda a Europa. Objetivo da visita, segundo o governador, foi conhecer o sistema educacional do país. “O que aconteceu aqui é motivo, curiosidade e interesse no mundo todo.”

O secretário Thiago Peixoto disse que a experiência da Irlanda serve de referência para Goiás. “Não inventamos nada. Procuramos o que há de melhor no mundo para aproveitar e adaptar à nossa realidade”, disse ele.

O acordo prevê ainda o intercâmbio de informações e visitas de especialistas em sistemas, estatísticas e políticas educacionais, currículo escolar, tecnologias de ensino, literatura científica, pedagógica e metodológica, bem como de experiências e programas específicos, além de desenvolvimento conjunto de materiais didáticos e publicações educacionais e científicas conjuntas.



Foco na Educação

O governo busca parceria com a Irlanda porque o sistema educacional irlandês passou por uma profunda reforma. Hoje, o país figura entre os melhores do mundo na área, ao lado de Espanha, Singapura e Coréia do Sul. “Esses países desenvolveram projetos educacionais que se transformaram em vitrines e exemplos para todo o mundo”, disse o governador.

A pretensão de Marconi é também investir maciçamente na Educação e promover reformas para dar um significativo salto de qualidade no sistema em Goiás. Nos próximos 15 dias, o governo de Goiás lança o Pacto pela Educação, que consiste em um conjunto de ações para envolver toda a sociedade organizada num trabalho permanente em favor da melhoria do ensino no Estado.

Seamus Mcaughlin aplaudiu a iniciativa do governador goiano em buscar novas parcerias para aperfeiçoar o sistema de Educação do Estado. A Irlanda investiu muito para atingir o estágio de excelência atual, com mudanças na legislação e nos conceitos e mentalidades dos profissionais, pais e alunos. Mcaughlin disse estar impressionado com a disposição e determinação de Marconi em fazer a reforma e com a rapidez com que o goiano toma decisões.

Nenhum comentário: