Novo papel do coordenador e a sala de informática no processo de inserção do computador no ambiente escolar...
“O coordenador não é apenas um facilitador, mas o coordenador do processo, ele deve perceber que o momento de mudar de etapas e de propiciar recursos necessários para impulsionar as engrenagens do processo, como por exemplo: a formação de professores e recursos necessários, como softwares, links, sugestões...
O coordenador dever estar atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas, para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo a Informática e as tecnologias. Entretanto, sem apoio da direção e boa vontade dos professores não será possível executar todos os projetos.
Em resumo, o coordenador deve:
- ·ter uma visão abrangente dos conteúdos disciplinares e estaratento aos projetos pedagógicos das diversas áreas, verificando sua contribuição;
- ·conhecer o projeto pedagógico da escola;
- ·ter uma experiência de sala de aula e conhecimento de várias abordagens de aprendizagem;
- ·ter a visão geral do processo e estar receptível para as devidas interferências nele;
- ·perceber as dificuldades e o potencial do professores, para poder instiga-los e ajuda-los;
- ·mostrar para o professor que o Laboratório de Informática deve ser extensão de sua sala de aula e esta deve ser dada por ele enão por uma terceira pessoa;
- ·pesquisar e analisar os softwares educativos;
- ·ter uma visão técnica, conhecer os equipamentos e se manter informado sobre as novas atualizações;
- estar constantemente receptível a situações sociais que possam ocorrer .
Para que isso ocorra o NTE estará trabalhando diretamente com os coordenadores dando todo suporte necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário