quarta-feira, 8 de junho de 2011

Termina na próxima sexta-feira (10) prazo para inscrições no Enem


Estudantes que fizeram ou fazem o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas não pagam taxa de inscrição
Os estudantes interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até a próxima sexta-feira (10/06) para fazer as inscrições. É só acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) www.inep.gov.br/inscricao e preencher o cadastro com dados pessoais, endereço, onde pretende fazer a prova, se já terminou o ensino médio, além de questionário socioeconômico.

Os estudantes que fizeram ou fazem o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas federais, estaduais e municipais estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, assim como os alunos que declararem carência no ato da inscrição. Em Goiás, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Superintendência de Ensino Médio, produziu uma cartilha com orientações aos estudantes sobre como participar dos programas federais que facilitam o ingresso nas universidades. O acesso ao Enem, ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) estão contemplados na cartilha.

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado pelo Inep/MEC, desde 2009, com o objetivo de, aos poucos, substituir os vestibulares tradicionais. Os resultados das provas, que este ano serão realizadas nos dias 23 e 24 de outubro, vão possibilitar aos estudantes se inscreverem no Sisu para pleitearem vagas em universidades federais de todos o país.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. O exame também certifica a conclusão do ensino médio para o caso daqueles que não concluíram a etapa na idade certa. Esses participantes fazem a prova e, alcançando uma nota mínima estabelecida, poderão obter o diploma de ensino médio.
http://www.see.go.gov.br/imprensa/?Noticia=2749
fonte: 

Nenhum comentário: