quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eleições de Diretores em todo o Estado...


Melhor gestor, melhor educação

Artigo publicado no jornal O Popular nesta quarta-feira, 15

Nada há de mais democrático numa sociedade que oferecer educação de qualidade. Aliás, em uma sociedade tão desigual, não existe oportunidade maior do que o acesso à educação de qualidade. É é dever do Estado fazer o que for preciso para que os estudantes - todos e não apenas alguns - possam cumprir cada etapa de sua formação aprendendo de fato. Para isso, precisamos de escolas que sejam conduzidas por defensores contumazes dessa meta. Educadores comprometidos com o processo de aprendizado dos alunos e, ao mesmo tempo, líderes capazes de dar o suporte necessário à vida administrativo-financeira e pedagógica da escola. Um gestor bem preparado faz, sim, muita diferença na qualidade do ensino que nossos estudantes recebem ou devem receber na rede pública.

Ao associarmos a qualificação dos professores ao processo de escolha dos novos diretores pela comunidade escolar, além de agregar valores à função dos gestores, fortalecemos o caminho democrático de escolha, permitindo que a comunidade possa indicar o melhor entre os melhores candidatos. Essa qualificação é feita para credenciar o candidato e, também, para garantir a permanência do gestor eleito no cargo. A qualificação legitima o candidato perante os demais professores, servidores administrativos, estudantes e comunidade. A ordem é combinar a qualificação dos gestores com a escolha feita pela própria comunidade escolar – por meio do voto direto; isto é, capacitação aliada ao processo eleitoral.

Os números de inscrições, comparecimento às provas de avaliação e aprovações, quase 58% dos que fizeram as provas, mostram que o aprimoramento do processo teve grande acolhida. Cresceu a disputa entre candidatos numa mesma escola. Em apenas 20% das escolas se registrou apenas um candidato. Ou seja, o processo avançou em todos os sentidos, indicando que estamos no caminho certo. Apenas 328 escolas de toda a rede não tiveram candidatos aprovados e, para estas, haverá novo processo seletivo – sempre priorizando a qualificação.

O diretor sempre foi e é um agente central na escola. Sobre ele recai a responsabilidade de gerir os recursos financeiros, o patrimônio escolar, pessoal e o projeto político pedagógico, zelando também pela segurança e pelo bom andamento dos trabalhos em todas as instâncias dentro da escola tendo como meta o aprendizado dos alunos. Cumprir tudo isso não é fácil. Requer muito conhecimento, competência e preparação. 

A formação dos diretores vai além. Já está em fase de criação a Academia de Lideranças, que vai realizar o curso de especialização aos gestores eleitos, bem como dará continuidade a outras atividades de capacitação dos diretores. A Secretaria da Educação entende que é preciso promover um debate contínuo sobre a gestão escolar para que possamos obter resultados concretos.

E para atrair os melhores para esta função, vale citar ainda o aumento de dois para três anos do mandato dos diretores e, além disso, em abril, foi anunciado pelo governo do Estado um reajuste de 45% para a gratificação dos gestores.

Ao entender a importância do diretor dentro da escola, empreender sua formação continuada e valoriza-lo em termos salariais e sociais, a Secretaria de Estado da Educação se mostra sensível ao compreender a importância da gestão para as unidades de ensino. Em breve, será publicado novo edital para que seja feito novamente o curso para os interessados em concorrer ao cargo de diretor nas escolas onde não houve candidatos aprovados e, mais uma vez, a participação de todos é essencial. Um bom diretor faz de uma escola, a melhor.

Thiago Peixoto é secretário da Educação do Estado de Goiás, economista e deputado federal licenciado.

Nenhum comentário: