segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Escolas estaduais recebem novos laboratórios de informática

Coordenadores pedagógicos orientarão professores para uso das tecnologias educacionais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) instalou novos laboratórios de informática em 22 escolas estaduais localizadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianésia, Jaraguá, Jussara, Porteirão, Santa Helena, Santa Isabel e Uruana. Os computadores dos novos laboratórios são provenientes do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), e a instalação e configuração das máquinas foram feitas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc.

Ao todo, a Seduc irá instalar 124 novos laboratórios em unidades da rede estadual. Desse total, 42 laboratórios estão substituindo máquinas obsoletas, que agora dão lugar a uma tecnologia mais avançada, que permite acesso mais rápido à internet e a utilização de recursos pedagógicos mais modernos. O restante será instalado em unidades que ainda não tinham laboratório de informática.

Existem hoje na rede estadual cerca de 300 laboratórios cujas máquinas, instaladas em 2006, demandam substituição por computadores mais modernos. Nesta ação da Seduc de instalação de novos laboratórios, todas essas máquinas serão substituídas por novas. O objetivo é que estudantes e professores da rede estadual tenham acesso à tecnologia aliada a recursos pedagógicos que enriqueçam o cotidiano escolar e contribuam com o processo de ensino e aprendizagem.

Qualidade - Nesse sentido, a Seduc tem investido em formação de professores para o uso das tecnologias em sala de aula. Os cursos de formação, nas modalidades a distância, semipresencial e presencial, são oferecidos gratuitamente por meio dos 26 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) que atendem as 38 Subsecretarias Regionais de Educação.

Os coordenadores pedagógicos da rede estadual também estão sendo qualificados para o uso das tecnologias educacionais. No seu trabalho de orientação e apoio pedagógico ao professor, eles irão estimular o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) na escola, como suporte ao ensino e aprendizagem. Assim, os professores terão o apoio que precisam para planejar suas aulas com o uso, também, dos laboratórios de informática, o que garantirá que esses espaços sejam utilizados de maneira a complementar e reforçar o conteúdo ministrado em sala de aula.

Reforma - Vale lembrar que uma das 25 diretrizes da reforma educacional lançada na última segunda-feira prevê justamente o investimento em projetos Tecnologia da Informação (TI) para melhor aprendizado dos alunos, como a aquisição, para professores e alunos, de laptops a serem usados nas instruções de sala de aula, utilizando parceria com o Programa UCA – Um Computador por Aluno, do governo federal -, e o investimento em ferramentas pedagógicas de TI para a maximização do aprendizado, como lousas digitais e programas estruturados de ensino para professores.

Nenhum comentário: