terça-feira, 31 de maio de 2011

Subsecretaria de Luziânia define ações para reduzir violência nas escolas

A subsecretária regional de Luziânia, Valdereza Antônia, reuniu representantes da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, da Promotoria Pública, do Conselho da Infância e Juventude e das secretarias municipais de Educação e mais educadores dos cincos municípios jurisdicionados à subsecretaria que ela comanda: Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Nova Gama e Valparaíso de Goiás. Em pauta, a discussão de ações de combate à violência nas escolas da rede estadual localizadas na região.

Neste primeiro encontro, realizado em Luziânia, foram traçadas algumas estratégias como o retorno da Patrulha Escolar às ruas, o apoio ostensivo da PM às escolas e a formatação de diversos projetos voltados para a cultura de paz entre gestores, professores, alunos e a comunidade. Nesta reunião, conforme relata a subsecretária, também foi abordada a importância da família na educação e os limites que os jovens devem ter fora e dentro do ambiente escolar.

Com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), outra ação realizada no município foi a palestra “O ser que eu quero ser”, oferecida aos gestores das 60 unidades de ensino vinculadas à Subsecretaria de Luziânia. A palestra teve como objetivo resgatar a auto-estima desses profissionais e dar-lhes mais embasamento para que eles possam lidar melhor com situações de violência.

Segurança

Em Novo Gama, a subsecretária Valdereza Antônia, com o apoio da Policia Militar, também definiu medidas emergenciais, com atenção voltada principalmente para o Colégio Estadual Novo Gama e a escola estadual de mesmo nome, onde são altos os índices de violência e criminalidade.

Para garantir a segurança dos estudantes das duas unidades foi disponibilizada pela PM uma viatura que servirá de apoio no período das aulas. Recentemente grupos formados por estudantes das duas escolas se envolveram em brigas.

A subsecretária informa ainda que ocorrerá, uma vez por mês, em Cristalina, um encontro para monitoramento e adoção de novas medidas de combate à violência nas 60 escolas da regional, todas localizadas no entorno do Distrito Federal.

Fonte: http://www.see.go.gov.br/imprensa/?Noticia=2732

Nenhum comentário: