sexta-feira, 20 de maio de 2011

Valorizar o Bom Professor!!

Publicado em O Popular no dia 20/05/2010

O movimento Todos pela Educação lançou recentemente uma campanha de mobilização com o tema “Um bom professor, um bom começo”. O objetivo é chamar a atenção para importância da valorização dos bons profissionais, peças-chave na formação do estudante.

Pesquisas revelam que um aluno que foi acompanhado em toda a vida escolar por bons professores tem chances de reter cerca de 90% de todo o conteúdo ensinado durante o ensino básico. Se esse mesmo estudante só tiver tido maus professores, essa taxa cai para menos de 40%.

A reforma educacional que será implantada em Goiás neste ano tem como foco o aprendizado do aluno; mas para que cada um dos nossos estudantes saia da sala de aula com o conteúdo aprendido de fato, o professor torna-se agente fundamental. Por trás das conquistas que todos nós atingiremos, teremos o bom professor como co-protagonista.

Esta reforma demanda a execução de ações preparatórias. Uma delas é o retorno do professor efetivo que estava em desvio de função à sala de aula. Com esta medida, valoriza-se a capacidade dos profissionais que prestaram concurso público e assim, se habilitaram para o ensino de diversas disciplinas em uma das mais de mil escolas estaduais.

Esta ação elevará a qualidade das aulas e garantirá a continuidade do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, com os professores na sala de aula, local mais importante para a reforma educacional, a Secretaria da Educação poderá definir os novos processos de qualificação e valorização profissional privilegiando o seu quadro efetivo.

Esta medida gerou desconfortos individuais; algo natural quando se trata de mudanças e compreensível quando os questionamentos partem de docentes que estavam há um bom tempo fora da sala de aula e agora precisam voltar. Para estes profissionais, a situação pode não ser a ideal – embora, ressalte-se, eles tenham se preparado e se qualificado para dar aulas.

Paralelamente, a secretaria tem intensificado os cursos de formação para professores - com foco em Português e Matemática, disciplinas que são a base para o aprendizado de outras matérias – e feito um trabalho ostensivo com os tutores pedagógicos, responsáveis por acompanhar de perto os processos de ensino e aprendizagem nas escolas.

Até o processo de escolha dos diretores das escolas estaduais também perpassa esses aspectos. Estão sendo oferecidos melhores salários, está sendo cobrada formação de docência e será oferecida qualificação para que assumam estes postos de comando. Compreendemos, assim, que cabe também ao professor esse papel de liderança, ao qual é plenamente capaz.

O docente tem que estar preparado para essas transformações; é ele o elemento mais importante em todo o processo pedagógico. A nós, o poder público, cabe a adoção de práticas de valorização desse profissional e à sociedade o reconhecimento do importante papel do professor no desenvolvimento do País. Os cerca de 600 mil alunos da rede pública em Goiás precisam dos bons professores em sala de aula. Todos nós precisamos dos bons professores para que, juntos, encaremos o desafio que é mudar a Educação.

Thiago Peixoto é economista, secretário de Educação de Goiás, deputado federal e autor do livro “Educação: o desafio de mudar”.

Nenhum comentário: