sexta-feira, 27 de maio de 2011

Novas Normas e a Educação de Goiás

Secretaria esclarece: pagamento do piso salarial, funcionamento de laboratórios e bibliotecas e escolha dos novos diretores

Seduc também reforça que mantém canal aberto de diálogo com professores

A Secretaria da Educação do Estado de Goiás (Seduc) reitera seu compromisso com o aprendizado do aluno da rede pública e com a valorização do professor. Este governo tem o compromisso de contemplar o Piso Salarial Nacional - e até mesmo ultrapassá-lo, pois entende que um ensino de qualidade demanda professores qualificados e bem remunerados.

Dentro do contexto de equilíbrio de contas que Goiás vive atualmente, o Piso Salarial dos professores está entre as prioridades. No entanto, se esta medida fosse tomada hoje, seria preciso utilizar 110% de todo o orçamento que é destinado à Educação goiana apenas para pagar o salário dos professores, sem contar as demais despesas, como merenda escolar, transporte e investimentos em reformas e ampliação de colégios.

A Seduc reforça ainda que as mudanças já promovidas na rede estadual não implicam, de forma alguma, em fechamento de laboratórios e bibliotecas. Cabe aos diretores das escolas a manutenção do livre acesso dos estudantes a esses espaços destinados a atividades pedagógicas complementares. O que mudou, com o retorno dos professores efetivos às salas de aula, é que, a partir de agora, o professor regente de cada disciplina será o responsável pela utilização dos laboratórios e bibliotecas pelos seus alunos.

Professores qualificados, do quadro permanente e comprometidos com o projeto político pedagógico das escolas podem fazer a diferença no processo de ensino e aprendizagem da rede estadual. É nesse sentido que a Seduc determinou a todas as unidades de ensino que estavam com déficit de professor e que, ao mesmo tempo, mantinham efetivos desempenhando funções administrativas ou como dinamizadores que priorizassem a sala de aula.

Em meio a este cenário de mudanças, o secretário da Educação, Thiago Peixoto, já se reuniu por seguidas vezes com representantes do sindicato dos trabalhadores em Educação. A secretaria mantém aberta o diálogo com os professores, que serão agentes fundamentais dentro da reforma educacional que está sendo preparada e que será implementada a partir de julho próximo.

Outro ponto que deve ser destacado é que a comunidade escolar participará ativamente do processo de escolha dos novos diretores da rede pública estadual de ensino, que será acompanhado por uma comissão composta por representantes da Seduc, do Conselho Estadual de Educação, dos diretores de escolas, dos estudantes e do próprio sindicato - fato que denota a lisura e a transparência deste processo. Terão direito ao voto professores, pais ou responsáveis e alunos a partir do 5º ano. Cerca de 3 mil professores da rede se inscreveram para participar da escolha dos novos diretores das unidades escolares com base na qualificação profissional. O número de inscritos comprova o sucesso desta iniciativa.


Fonte: http://www.see.go.gov.br/imprensa/?Noticia=2718

Nenhum comentário: