quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Goiás abre inscrições no Pronatec para alunos do Ensino Médio

Prazo para estudantes da rede pública se inscreverem termina dia 10 de fevereiro
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebe, até o próximo dia 10 de fevereiro, inscrições de alunos matriculados no 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual interessados em ingressar no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. 

(Veja no link abaixo da imagem que ilustra esta matéria a Resolução 66/2011 do FNDE com informações sobre o programa e também a lista dos cursos disponíveis, carga horária, quantidade de vagas e unidades de ensino)

Os estudantes poderão participar de cursos em diferentes áreas, no contraturno das aulas regulares. O Pronatec, além de complementar a formação acadêmica, prepara os alunos das escolas públicas para o mercado de trabalho. 

O programa tem se viabilizado em Goiás em função de parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Educação, SENAC, SENAI, SESI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG) e IF Goiano. 

No total, serão atendidos estudantes de 22 municípios goianos que abrigam unidades do IFG, IF Goiano e do sistema “S”. Os alunos serão qualificados em áreas como a de Técnico em Enfermagem, Mecânica, Turismo, Informática, Controle Ambiental e Agricultura, entre outras. 

Procedimentos 

Os alunos do Ensino Médio deverão procurar a secretaria de sua escola para fazer a inscrição no Pronatec e escolher o curso técnico que mais lhe agrada. A unidade escolar deverá entrar em contato com o supervisor de demanda do programa em cada uma das Subsecretarias Regionais de Educação e enviar as inscrições. Cabe à subsecretaria fazer a pré-matrícula e lançar os dados no sistema do Ministério da Educação (MEC). Em caso de um número de inscrições superior ao número de vagas oferecidas para os cursos disponíveis em cada município, deverá ser realizado um sorteio.

Os alunos sorteados serão convocados em primeira chamada em lista que será divulgada na própria subsecretaria e nas escolas a partir do dia 13 de fevereiro. O estudante terá até o dia 17 do mesmo mês para confirmar matrícula. Caso haja desistência, uma nova chamada será feita. Esta nova lista será publicada a partir do dia 20 de fevereiro e, neste caso, as matrículas deverão ser confirmadas até o dia 2 de março. Os documentos necessários para inscrição e matrícula dos alunos nas escolas são: CPF, certidão de nascimento e/ou carteira de identidade, comprovante de endereço e CPF da mãe. 

Uma das novidades do Pronatec para os estudantes é uma bolsa de estudos. Eles receberão mensalmente, em espécie, o valor correspondente ao transporte e à alimentação. O recurso é repassado diretamente da escola profissionalizante para os alunos por meio de verba federal. Os cursos profissionalizantes terão duração de dois anos. 

Mais informações: 3201-3239, 3201-3225, 3201-3220 

Nenhum comentário: