segunda-feira, 11 de julho de 2011

Goiás será o primeiro Estado a divulgar notas e metas do Ideb nas escolas


Meta é criar ambiente de mobilização e pressão social em prol da melhoria da qualidade do ensino
A partir de agosto, na volta às aulas, a educação goiana, mais uma vez, inovará e sairá à frente do restante do país. Isso porque a Secretaria da Educação (Seduc) quer que Goiás seja o primeiro Estado a divulgar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas unidades de ensino para toda a comunidade escolar.

O projeto em fase de formatação na secretaria é que já na posse dos novos diretores, que irá ocorrer no início do mês de agosto, cada gestor receba uma placa contendo o índice alcançado em 2009 e a meta para 2011. O objetivo, com isso, é fazer com que toda a comunidade escolar se envolva em prol da melhoria da qualidade do ensino em todo o Estado.

“A intenção não é, de forma alguma, ranquear as unidades. A escola será comparada com ela mesma”, explica o secretário da Educação, Thiago Peixoto, que avalia essa iniciativa como bastante positiva. Ele também ressalta a importância de se esclarecer, em todo o ambiente escolar, o que é e qual a importância do Ideb, já que muitos pais e alunos desconhecem a utilidade deste índice.

“Com esta iniciativa, professores, gestores, escolas e, principalmente, alunos e pais poderão trabalhar de mãos dadas para, num esforço crescente, melhorar o desempenho dos nossos alunos”, afirma Thiago.

Discussão antiga

O especialista em educação, Gustavo Ioschpe, teve a ideia de se afixar a nota do Ideb na porta das unidades de ensino após percorrer escolas de todo o país de melhores e piores índices educacionais. Para ele, isso criaria na escola um ambiente de mobilização social pela melhoria da qualidade do ensino que é oferecido na rede pública brasileira.

No entanto, essa discussão dentro da Seduc é anterior, inclusive, a essa sugestão do especialista para todas as instituições públicas de ensino. Desde o início do ano, técnicos da secretaria estudam estratégias de comunicação eficazes para que a comunidade escolar compreenda e se envolva nesse projeto.

Saiba mais

O Ideb é um dos mais completos indicadores da qualidade da educação nos Estados e municípios brasileiros. Seu cálculo se dá por meio da combinação entre aprovação e desempenho, sinalizando que é necessário melhorar o aprendizado sem elevar a repetência.

Nenhum comentário: