quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

NTEs iniciam em março capacitação de professores.

 Matéria Vinculada  através do site da Secretaria Estadual de Educação.
Interessados devem procurar os gestores das escolas

Depois de apoiarem as escolas, durante as férias, na preparação dos projetos pedagógicos, os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) da Secretaria de Estado da Educação estão prontos para capacitar os professores de toda a rede estadual. Os 26 núcleos que atendem as 38 subsecretarias regionais de Educação oferecem, no início de março, os cursos de Introdução à Educação Digital (40 horas), principalmente para as unidades que receberam laboratórios recentemente; de Projetos de Aprendizagem (40 horas), que apresenta a metodologia de projetos; de Tecnologias na Educação (100 horas), que integra as mídias na escola; e o Biblioteca, tesouro a explorar (40 horas), para formar dinamizadores das bibliotecas escolares, entre outros.

De acordo com a Gerência de Tecnologias Educacionais, neste momento, os professores formadores dos NTEs estão visitando as escolas e identificando as demandas para a formação das turmas. Os professores interessados devem procurar os gestores das escolas e manifestarem o seu interesse. Os cursos são na modalidade a distância, presenciais e semipresenciais. As turmas têm número variado de professores, de acordo com o interesse local e regional. No caso de aulas presenciais, os encontros são feitos em determinada escola, reunindo, também, professores de escolas vizinhas, e são usados os laboratórios de informática das próprias escolas. Os cursos a distância permitem que o professor tenha maior flexibidade na definição de horários para os estudos.

Um dos cursos mais procurados pelos professores é o de Introdução à Educação Digital, que trabalha em ambiente Linux, o mesmo dos laboratórios de informática das escolas da rede estadual. Além dos quatro cursos básicos de formação, os NTEs capacitam professores, estudantes e gestores no Uso pedagógico do rádio na escola, em Formação digital e em Formação pela escola, entre outros. Uma escola que tiver interesse em ter um rádio de pátio ou desenvolver um rádio de ondas, no caso de poder contar com alguma rádio comunitária local, por exemplo, deve procurar a Coordenação de Educação a Distância, da Secretaria da Educação do Estado de Goiás, e solicitar a presença dos técnicos. Os equipamentos são adquiridos pela escola e compreendem, basicamente, caixas de som e microfones, no caso de uma escola de pátio.

Os cursos dos NTEs são totalmente gratuitos e estão à disposição de todos os professores da rede estadual em todo o Estado. O objetivo é facilitar a formação continuada desses profissionais e, consequentemente, ampliar o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas estaduais.

Fonte:  http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/?Noticia=2554

Nenhum comentário: