sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bibliotecas e laboratórios funcionam normalmente

Professores regentes acompanham os alunos nas pesquisas

O retorno dos professores efetivos às salas de aula é o ponto de partida de uma reforma estrutural que a Secretaria de Estado da Educação empreenderá nas escolas da rede pública estadual de Goiás. Com o foco no aprendizado do estudante, essa reorganização do quadro de educadores em nada compromete o funcionamento dos demais espaços pedagógicos das escolas. As bibliotecas e os laboratórios de Línguas, Ciências e Informática permanecem abertos durante toda a jornada escolar. A diferença é que, num primeiro momento, os estudantes serão acompanhados dos próprios professores regentes nessas atividades.

A determinação da Secretaria para que as escolas priorizem o professor na sala de aula tem por objetivo valorizar a competência dos educadores, possibilitando que eles atuem nas áreas para as quais foram habilitados. O professor efetivo conhece mais profundamente o projeto educacional da escola e o funcionamento da rede pública estadual, por isso, sua presença na sala de aula será fundamental nesse processo de reforma.

Além disso, o professor efetivo numa regência contribui para o fortalecimento de outro aspecto importante no processo de ensino e aprendizagem que é a continuidade. A escola estará, com a volta do professor à sala de aula, reduzindo a alternância de professores em regência, um problema que ela enfrenta ao final de cada ano, quando os professores são contratados temporariamente.

Atualmente, a rede estadual de educação possui 841 laboratórios de informática e todos estão acessíveis aos estudantes, da mesma forma que os laboratórios de línguas e ciências e as bibliotecas. As ações desenvolvidas pelas escolas nos Projetos de Atividades Educacional Complementares (Praec) e nos Espaços de Cidadania estão sendo avaliadas e poderão ser redimensionadas de acordo com as prioridades estabelecidas para toda a rede.

Com os mais de 29 mil professores efetivos em sala, as 38 Subsecretarias Regionais de Educação passarão a utilizar as cotas para a contratação temporária de professores para suprir as demandas residuais para regência e para as demais necessidades pedagógicas das escolas. Historicamente, os maiores déficits de professores na rede estadual são nas disciplinas de Química, Física, Matemática, Artes e, em algumas regiões, também de Educação Física.

Quase a totalidade dos professores aprovados no último concurso da Secretaria da Educação já está efetivada nos seus cargos. A Secretaria da Educação espera consolidar o processo de reorganização dos recursos humanos nas escolas estaduais no próximo mês.

fonte: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/?Noticia=2563

Nenhum comentário: