sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Virus, vamos ficar de olho...


Em 2010 já foram registrados 14 milhões de novos softwares maliciosos. Em média, são 60 mil novos identificados por dia
Cotidiano Digital - Da Redação

O mais recente relatório trimestral de ameaças registradas da McAfee (2010 – Q3 McAfee Threat Report), mostra que a média diária de crescimento de malwares atingiu o nível mais alto dos últimos tempos, com 60 mil novos malwares identificados por dia. Já são quase quatro vezes mais, desde 2007.
A McAfee identificou mais de 14 milhões de novos malwares em 2010, um milhão a mais do que no mesmo período em 2009.

Um dos tipos mais sofisticados de malware que incomodou os usuários foi o botnet Zeus, que perseguiu as pequenas empresas norte-americanas, as quais perderam US$ 70 milhões para cibercriminosos ucranianos.

Recentemente, os cibercriminosos liberaram o botnet Zeus para dispositivos móveis projetados para interceptar mensagens SMS com objetivo de validar transações. Com isso, o criminoso pode realizar toda a operação bancária e roubar dinheiro das vítimas. A McAfee também notou aumento nas campanhas de e-mails tentando infectar os computadores com o botnet Zeus sob o disfarce dos seguintes nomes de organizações conhecidas: eFAX, FedEx, Internal Revenue Service (serviço de receita do governo federal dos EUA), Social Security Administration (administração da previdência social), United States Postal Service (correio dos EUA) e Western Union.

A atividade com botnets permaneceu forte, com o Cutwail, o mais popular, representando mais de 50% do tráfego em cada país. Os bots Cutwail se configuraram em ataques de negação de serviço distribuídos contra mais de 300 sites, incluindo departamentos do governo dos Estados Unidos, como a Agência Central de Inteligência e o FBI, além de sites de empresas como Twitter e PayPal.

Embora os ataques às mídias sociais, como os malwares Koobface e AutoRun, aparentem ter ficado estáveis, os ataques não encerraram a manipulação cibernética. O Twitter, por exemplo, fornece a um invasor de informações sobre os termos e as tendências mais populares que estão sendo discutidas. Os aplicativos que encurtam URLs ocultam os endereços dos sites, disfarçando links maliciosos direcionados aos usuários que procuram esses termos mais pesquisados. No terceiro trimestre, 60% dos principais termos de pesquisa do Google direcionavam para sites mal-intencionados dentre os 100 primeiros resultados.

Mais que um Espião - Em julho, a descoberta do worm altamente sofisticado Stuxnet marcou o início de uma nova era. Em setembro, uma análise mais detalhada constatou que o Stuxnet é mais do que apenas um worm espião, é uma verdadeira arma desenvolvida para sabotar a infraestrutura crítica. O Stuxnet infectou milhares de computadores de pessoas desinformadas em todo o mundo. As tecnologias do McAfee Global Threat Intelligence, centro de coleta inteligente global e em tempo real de ameaças, rastrearam a abrangência e a concentração global das infecções do Stuxnet, encontradas pela primeira vez no Irã e, posteriormente, descobriu que, hoje, a Índia sofre com a maior concentração de ataques.

"Nosso relatório de ameaças do terceiro trimestre mostra que os cibercriminosos não estão apenas mais experientes, mas que os ataques estão cada vez mais graves," diz Mike Gallagher, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia do McAfee Global Threat Intelligence. "Os cibercriminosos sabem pesquisar e estão conscientes do que é popular e do que não está protegido. Eles estão atacando dispositivos móveis e sites de redes sociais, por esse motivo a conscientização sobre a atividade dos usuários on-line e a incorporação das tecnologias de segurança adequadas são de extrema importância”, conclui Gallagher.





Nenhum comentário: