sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia do Funcionário Público..

O dia 28 de outubro é dedicado ao funcionário público como uma data comemorativa de especial significado no calendário brasileiro.

Trata-se de um momento de grande importância, por contemplar milhões de brasileiros, nas diversas esferas de poder, que contribuem e servem ao Estado e, em especial, à sociedade, nas mais diferentes áreas de trabalho.
Este Núcleo de Tecnologia parabeniza a todos os Funcionários Públicos comprometidos com o trabalho e responsáveis pelo funcionamento dos órgãos de nosso Estado.
Cada um de nós  faz a diferença no seu ambiente de trabalho.

PARABÉNS!!    

Goiás será parceiro da União no Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Objetivo é contribuir com a melhoria do ensino médio da rede pública

Agora é oficial. A presidenta da República Dilma Rousseff sancionou, nesta quarta-feira, 26, em Brasília, a lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que será desenvolvido pela União em colaboração com estados, Distrito Federal e municípios e em parceria com a sociedade civil. Na cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o superintendente do Ensino Médio, Fernando Pereira dos Santos, representou a Secretaria da Educação do Estado de Goiás (Seduc).

Com objetivo de fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica e contribuir para a melhoria do ensino médio da rede pública, o Pronatec surge como uma importante ferramenta na busca do primeiro emprego. Entre as novidades do programa está o financiamento para a formação técnica e profissional, com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que deixa de ser restrito aos cursos universitários.

O Pronatec prevê ainda a desoneração dos investimentos das empresas em educação profissional e institui o Fies-Empresa, financiamento com o qual será possível custear a formação profissional e tecnológica dos trabalhadores.

Em Goiás - A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Superintendência de Ensino Médio, tem firmado parcerias com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec) e também com SENAC, SENAI, SESI e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG) para ampliar a oferta de cursos profissionais e tecnológicos aos alunos do ensino médio da rede pública estadual.

Esta iniciativa da Seduc também se insere no Pronatec, que deve disponibilizar inicialmente para Goiás 11.925 vagas em cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional em diversas áreas. Os cursos serão ministrados em 22 cidades goianas onde estão localizadas unidades do “Sistema S” e do IFG.

Bolsas - Uma das novidades do Pronatec é a possibilidade que os estudantes terão de serem beneficiados com uma bolsa de estudos. O Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) deverá ser transformado em Fundo de Financiamento Estudantil que oferecerá a “Bolsa - Formação Estudante”, destinada aos alunos matriculados no ensino médio da rede pública e que será concedida segundo critérios a serem definidos pelo Governo Federal.

Com todas essas ações, o Pronatec amplia as oportunidades para os estudantes na sua formação básica, permitindo que eles se preparem também para o mercado de trabalho e ainda se beneficiem com bolsas de estudos.

*Com informações do site do Ministério da Educação (MEC)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

nscrições abertas para curso de extensão Educação Integral e Integrada


A UFG por meio da  coordenação do curso de extensão Educação Integral e Integrada informa que estão abertas de hoje, 26 de outubro até o dia 14 de novembro de 2011, as inscrições para o processo seletivo de cursistas. O curso é destinado para portadores de diploma do ensino médio e/ou superior interessados em discutir a educação integral nas escolas brasileiras.

Serão oferecidas 210 (duzentos e dez) vagas distribuídas nos polos de Alexânia, Goiás, Piranhas, São Miguel do Araguaia, São Simão, Uruana e Uruaçu.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no link Inscrições.
Maiores informações, acesse o Edital.

Fonte: Coordenação do curso

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Web Conferência com Tutores da Subsecretaria de Luziânia.

Foi realizada  neste NTE no dia 18/10  uma web Conferência com os Tutores Pedagógicos da Subsecretaria -  SRE de Luziânia, Ceres, Uruaçu, Rubiataba e Itapaci, a palestrante foi a Srª. Elizete, da Gerencia de Tutoria Pedagógica de Goiânia. Estas reuniões online e o uso das tecnologias  minimizam o problema de deslocamento  e despesas de viagens dos funcionários á Goiânia.



sábado, 15 de outubro de 2011

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas- textos de Rubem Alves

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.




Livro - Políticas docentes no Brasil: um estado da arte

Este livro está disponibilizado, gratuitamente e acaba de ser lançado pela UNESCO:



Ele  trata da importância dos professores para a oferta de uma educação de qualidade para todos é amplamente difundida e reconhecida pelas sociedades contemporâneas. No entanto, um dos problemas que se tem enfrentado nesse campo é a falta de políticas docentes que sejam capazes de formar, atrair e manter em sala de aula bons profissionais da área. Dada a importância do tema, a UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação, desenvolve um estudo sobre o estado da arte das políticas docentes no Brasil.

O objetivo deste estudo é subsidiar ações mais integradas que contribuam para superar entraves que vêm sendo identificados na área, com vistas à melhoria da qualidade da educação e da condição de exercício de cidadania das populações de crianças, jovens e adultos em processo de formação nas redes de ensino do país. Para isso, a UNESCO e o MEC contaram com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, mobilizadas com o apoio do CONSED e da UNDIME, respectivamente, no que se refere ao fornecimento de documentos e materiais relativos à formação, carreira e apoio aos docentes dessa rede escolar. Além disso, a fim de complementar o estudo, foi realizada uma pesquisa de campo junto a algumas secretarias escolhidas devido à implementação de políticas docentes que têm sido reconhecidas em âmbito nacional. Além de contribuir com os governos federal, estaduais e municipais brasileiros, este estudo deverá contribuir com o estado da arte sobre docentes regional que está sendo coordenado pela OREALC no âmbito da estratégia global da UNESCO sobre o tema docente.Para baixar gratuitamente o livro (PDF, 2 Mb), também podem acessar em:http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183POR.pdfSe desejarem cópias impressas disponíveis para instituições, acessem:http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/unesco-resources-in-brazil/publications/unesco-publications-for-distribution/#c154414Coordenadores: Gatti, Bernadette; Barretto, Elba Siqueira de Sá; André, Marli Eliza Dalmazo de AfonsoBrasília: UNESCO, MEC, 2011. 297 p.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SER PROFESSOR É....

Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...

A equipe deste   NTE parabeniza a todos os professores pelo esforço e dedicação!!



                                 Feliz dia dos professores!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Inscrições abertas para VIII Seminário do Ensino de Arte


Evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, em Goiânia
A Secretaria de Estado da Educação anuncia o VIII Seminário do Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas. A realização do evento, cujo tema é “As dimensões profissionais do arte-educador:Ensinar e produzir arte”, está sob responsabilidade do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. 

O seminário está marcado para os dias 18 e 19 de outubro de 2011 no Auditório Madre Esperança Garrido, em Goiânia. A programação é extensa (veja abaixo) e as inscrições podem ser feitas pelo site www.cirandadaarte.com.br. 

“Por meio de palestras, performances e espetáculos produzidos por artistas-professores, pretende-se conduzir reflexões em torno do ensinar e do produzir arte, que são experiências que se complementam e se retroalimentam na formação de identidades”, diz trecho do folder de divulgação do evento. 

Programação: 

Dia 18/10/2011 
17h30 – Credenciamento 
18h30 – Abertura 
19h – III Mostra Artística das Escolas de Tempo Integral 

Dia 19/10/2011 
8h30 – Apresentação da Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado 
9h20 – Conferência 
10h20 – Apresentação de relatos de professores da rede 
11h40 – Quinteto Ciranda da Arte 
14h – Apresentação do Núcleo de Produção Teatral Trupe dos Cirandeiros: Capitão e a Sereia 
14h30 - Palestras por área (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Contação de Historias) 
16h – Performance artística com professores da rede 
16h10 - Avaliação com Mesa Redonda 
17h – Lançamento de livro 
17h30 – Ciranda com Grupo de Percussão Ciranda de Fogo e coquetel de lançamento de livros 
19h30 – Apresentação do espetáculo A Farpa - Companhia Mínima 

Professores podem se inscrever em curso de capacitação


Inscrições serão efetuadas pela internet a partir do próximo sábado, 15
Os professores da rede estadual podem se inscrever a partir do próximo sábado, dia 15, em curso de capacitação para área de deficiência visual. As inscrições serão efetuadas por meio do site www.cebravcap.go.gov.br até o dia 15 de dezembro. As aulas serão ministradas entre os meses de fevereiro e junho do ano que vem, sempre às quartas-feiras, com turmas nos períodos matutino e vespertino.

O curso será oferecido pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (Cap) e terá carga horária de 84 horas presenciais. Para confirmar inscrição após o cadastro na internet, os interessados deverão comparecer no primeiro dia de aula, 1º de fevereiro, à sede do Cap (Rua 134 esquina com ruas 18 e 106, nº 235, Setor Oeste) com as cópias do RG e comprovante de graduação.

Mais informações: 3201 7423 ou 3201 7425

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Seduc firma parceria com Microsoft em busca de inclusão digital


Acordo possibilitará economia de 90 milhões de dólares para o Estado
A fim de promover o acesso à tecnologia aos alunos e professores do Estado, foi assinado na manhã desta segunda-feira (10), em Goiânia, o protocolo de intenções, em que a Microsoft do Brasil se compromete em fornecer ao Governo de Goiás os programas Windows 7 Professional e o Windows Office Home & Student 2010, no valor simbólico de três dólares por máquina. O acordo foi firmado pelo Secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, o vice-governador de Goiás, José Eliton Júnior e pelo o presidente da Microsoft do Brasil, Michel Levy.

Na ocasião, Thiago Peixoto declarou que a educação é a melhor porta de entrada para que a tecnologia atinja a todos. “Espero que esta ferramenta pedagógica venha a multiplicar a busca pelo conhecimento”, afirmou. Ele ressaltou ainda que, a partir do próximo ano, começarão a ser distribuídos netbooks aos 600 mil estudantes da rede estadual e um notebook por professor. Segundo Thiago, essa parceria possibilitará uma economia para Estado de cerca de 90 milhões de dólares.

Por meio desta parceria, tendo Goiás como pioneiro, o governo economizará 147 dólares por licença comprada, pois a Microsoft possui a política de licenças educacionais em que as instituições educacionais pagam 150 dólares pelos programas inclusos no acordo. Os alunos, professores e funcionários administrativos da Secretaria de Estado da Educação também terão acesso ao Programa Exchange (servidores de e-mail com 10 gigas de capacidade e 25 gigas de armazenamento).

Para o presidente da Microsoft, o ponto fundamental para o desenvolvimento do Brasil é a inovação. “Tenho certeza que esta base que está sendo formada com o Estado, levará Goiás a contribuir plenamente para o desenvolvimento do país m relação à inovação”, afirmou. Já o vice-governador acredita que a inclusão digital é o passaporte para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente e competitivo. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Supletivo: Dados sobre o local, data e horário das provas podem estar errados


Atenção: quem já imprimiu comprovante de inscrição deve repetir a operação: 


Os que já imprimiram até o dia 06 de outubro o comprovante de inscrição para os Exames de Educação de Jovens e Adultos e farão provas para os Ensinos Fundamental e Médio: atenção. As informações sobre o local, data e horário das provas podem estar erradas devido a uma falha técnica que ocorreu no sistema. Por isso, é importante que esses candidatos reimprimam seus comprovantes. Os dados já foram atualizados.

Todo o procedimento será feito, exclusivamente, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.supletivo.go.gov.br. O edital com mais detalhes sobre os exames também está disponível no mesmo site. Ao todo, quase 27 mil pessoas se inscreveram para os Exames de Educação de Jovens e Adultos 2011. Os candidatos puderam inscrever-se em uma ou mais disciplinas e em provas do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio, simultaneamente, desde que não coincidissem os horários de realização das provas.

A provaO sistema de avaliação das provas será por notas, que irão variar de zero a dez, considerando-se aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada disciplina, cuja prova contará com 30 questões. Os programas das disciplinas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio estão disponíveis no site www.supletivo.go.gov.br.Os exames serão aplicados nas seguintes cidades polo: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão,Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia,Mineiros, Porangatu, Posse, Rio Verde, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Inscrições Abertas - Curso: Uso do Vídeo em Sala de Aula


erão confirmados no curso os primeiros 50 inscritos
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Ensino a Distância, recebe a partir desta sexta-feira (7) inscrições – com encerramento previsto em 16 de outubro - para o curso a distânciaO uso pedagógico do vídeo em sala de aula. Com 40 horas e aberto a professores de qualquer disciplina, o curso tem o objetivo de ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem nas escolas da rede estadual em Goiás. 

uso pedagógico do vídeo em sala de aula é destinado a capacitar os professores para usar o vídeo não apenas para exibição de filmes, mas como ferramenta de auxílio à pesquisa e ao estudo em sala de aula. Ele pode, por exemplo, gravar noticiários, reportagens e documentários e levar para o debate na escola, entre outras possibilidades. 

Os inscritos iniciam o curso no dia 24 deste mês, devendo cumprir todos os módulos até o dia 4 de dezembro. Para participar, o professor deverá fazer a inscrição no link: 

HTTP://eproinfo.mec.gov.br/princ_cpf.php?frmCodTurma=144164&frmCodCurso=84167&frmDesTitulo=CURSO 

São pedidos o CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe do candidato. Mais informações pelo telefone 3201-3133. 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Acessibilidade e Inclusão Digital


Vale a Pena refletir....

Em diferentes contextos, há entendimentos variados para a expressão acessibilidade - às vezes sutis -, que podem levar a propostas diferenciadas de design. Acessibilidade tem sido associada ao compromisso de melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas e de pessoas com deficiência. Entretanto, ela também está relacionada com a qualidade de vida de todas as pessoas, como coloca Romeu Kazumi Sassaki, em [PDF] Mídia e deficiência, ao dizer que para uma sociedade ser acessível é preciso verificar seis quesitos básicos:
Acessibilidade Arquitetônica
não deve haver barreiras ambientais físicas nas casas, nos edifícios, nos espaços ou equipamentos urbanos e nos meios de transportes individuais ou coletivos.
Acessibilidade Comunicacional
não deve haver barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual.
Acessibilidade Metodológica
não deve haver barreiras nos métodos e técnicas de estudo, detrabalho, de ação comunitária e de educação dos filhos.
Acessibilidade Instrumental
não deve haver barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de estudo, de trabalho e de lazer ou recreação.
Acessibilidade Programática
não deve haver barreiras invisíveis embutidas em políticas públicas e normas ou regulamentos
.
Acessibilidade Atitudinal
não deve haver preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.
Ainda, para Sassaki, a denominada acessibilidade tecnológica não constitui um outro tipo de acessibilidade, pois o aspecttecnológico deve permear os demais, à exceção da acessibilidade atitudinal.
Promover a acessibilidade, em seu sentido mais amplo, portanto, é indispensável ao "movimento" contemporâneo de inclusão digital, considerado um dos mecanismos para viabilizar a inclusão social. A inclusão digital deve transcender aspectos relativos ao custo dos artefatos de computação, acesso físico indiscriminado a esses recursos e educação para o uso da tecnologia.

Programa seleciona professores de inglês da rede pública para curso nos Estados Unidos


Inscrições vão até o dia 4 de novembro
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a Embaixada dos Estados Unidos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão Fulbrigh selecionarão professores de inglês da rede pública para curso de capacitação na Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, em 2012. 

Os principais objetivos do programa são fortalecer a fluência oral e escrita da língua inglesa, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do estudante em sala de aula e incentivar o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula.

Para participar, os professores devem ter nacionalidade brasileira e bacharelado ou licenciatura em língua inglesa, ser professor em exercício e efetivo na rede pública de ensino (com estágio probatório finalizado), ter concluído curso de graduação em letras (língua inglesa) após 1995, ter proficiência em inglês, residir no Brasil durante o processo seletivo, não ter nenhuma experiência acadêmica ou profissional nos Estados Unidos e ainda não ter nacionalidade estadunidense.

Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de novembro por meio do formulário online disponível no site da Comissão Fulbright. Outras informações também podem ser encontradas na página. O endereço é www.fulbright.org.br/2010/content/view/128/169 

Grupos - Ao todo, serão selecionados até 50 profissionais divididos em dois grupos. O primeiro participará do programa de janeiro a março; o segundo, de junho a agosto do ano que vem. O curso terá duração de oito semanas e os participantes terão 14 dias, assim que retornarem ao Brasil, para terminar o projeto desenvolvido nos Estados Unidos. 

Os professores participantes terão direito a benefícios como alojamento no campus universitário, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas de ida e volta e o custeio de taxas escolares. 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Força Tarefa - parceria entre NTE e Subsecretaria de Luziânia.


Técnicos da Secretaria de Estado da Educação e das 38 subsecretarias regionais realizam, a partir de hoje (4), uma força tarefa para verificar em todas as escolas da rede pública estadual se os números de alunos declarados pelas unidades ao Censo Escolar estão corretos. As equipes vão percorrer as 1.095 escolas, identificar possíveis distorções e acompanhar a atualização dos dados que só pode ser feita pelos próprios gestores. O trabalho será concluído até o próximo dia 14.

sábado, 1 de outubro de 2011

TV Escola - Inscrições Abertas


 O Teleposto Central da  TV Escola, demais Telepostos e os NTEs convidam você professor a participar do XIV Curso/Grupo de Estudos do Salto para o Futuro, tendo como objeto de estudo as 4 séries abaixo:

1.  Biblioteca Escolar (24 a 28/10);
2.  Os desafios da universalização da Educação Básica
     (07 a 11/11);  
3.  Tecnologias e Currículos (21 a 25/11);
4.  TV e Educação (28/11 a 02/12/2011).

Período: 24/10 a 02/12 de 2011

Horário: preferencialmente das 19h às 22h para permitir a interatividade com os especialistas que participam de cada tema em discussão, durante a apresentação ao vivo de cada série. Pode haver turmas em outros horários, tendo a clientela interessada.

Local: NTE Quirinópolis (Rua Herculano Costa, 76-Centro)

Carga Horária: 60 horas – com validade para progressão horizontal para os professores da rede Estadual.
OBS. O cursista deverá participar dos 4 temas.