segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vamos Animar Nossas Aulas?

      Para o professor que se interessar em diversificar as abordagens de seus conteúdos uma interessante ferramenta a ser usada como recurso didático é o Xtranormal. O Xtranormal é uma ferramenta web que permite a criação de animações 3D online em tempo real.
      Esse recurso pode ser utilizado tanto por professores de artes, como de qualquer outra disciplina, que queiram diversificar a abordagem em determinado conteúdo.

Alguns dos personagens disponíveis.
      O site possui uma interface simples de controlar, possibilitando a escolha dos personagens, bem como os seus gestos e movimentos, suas expressões, os cenários, movimentos de câmera, efeitos sonoros e fundo musical.
        O cadastro é gratuito, mas para publicar no site e baixar a animação tem um custo. A boa notícia é que existe um modo de baixar a animação grátis, mas para isso é preciso baixar um outro programa de captura de vídeo.
       

        O endereço do Xtranormal é http://www.xtranormal.com/index

Fonte:  http://blogprofgesiel.blogspot.com/

Jornal na Escola

     Trabalhar com a criação de jornais dentro da escola é uma boa opção para estimular a leitura, a criação de textos e a pesquisa nos alunos.
Capturar

Projetos incentivam jornais escolares
Instituições incentivam  jornais escolares, inclusive financiando as tiragens gratuitamente para as escolas do seu estado que participarem dos projetos. Também oferecem cursos de capacitação presenciais ou à distância para professores e gestores.
Instituições:
ONG Comunicação e Cultura – Primeiras Letras : http://www.jornalescolar.org.br/
Planetapontocom:
http://www.planetapontocom.org.br/

Artigo com dicas sobre como criar um jornal na escola: http://www.mundojovem.com.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php

Fonte: http://blogprofgesiel.blogspot.com/

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Visita Cultural do Profuncionário

              No  sábado dia 26/02 no encontro presencial do Profuncionário aconteceu uma visita a Casa da Cultura Rui Carneiro, Bairro do Rosário na cidade de Luziânia, onde reuniu-se a turma de cursistas da cidade de Novo Gama com a turma de Luziânia.

             No encontro foi oferecido um café da manhã e já  na casa da cultura  aconteceu uma palestra  do Sr. Antônio João dos Reis, filho do Historiador, Jornalista e Professor Gelmires Reis ( in Memorian) onde foi relatado uma breve  história de Região desde a época de sua fundação no ano de 1746.
O evento contou com a presença da Sub Secretária de Educação Estadual Srª. Valdereza A. Braz da Silva.
Acolhida no na sede  NTE - Luziânia
Chegada dos Cursistas do Novo Gama


Acolhida na SEde do NTE - Luziânia

Tutores do ProFuncionário Sr. Marco Melo e Srª. Léa Rosane

Sub Secretária de Educação Estadual Srª. Valdereza e Diretora do NTE Maria Santa Resende Abertura da Palestra na Casa da Cultura.
 .
Srª.Maria Santa Resende, Diretora do NTE, Srª.Valdereza, Sub Secretária Est.Educação, Sr. Antônio e Gislene Abud, Secretária NTE.
Srª.Maria Santa Resende, Diretora do NTE,  Sr. Antônio e Frederico Matheus, Orientador ProFuncionário







sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Abertas inscrições para programa de formação na área de Educação Especial


Curso conta com parceria entre MEC, UEG e Seduc-GO

          Estão abertas as pré-inscrições para o Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial – curso oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO).

          O programa tem como objetivos aperfeiçoar o ensino com foco na inclusão e atender os interesses de alunos com necessidades especiais, dentre outros.

          É um curso de formação continuada na modalidade à distância totalmente gratuito, com carga horária de 220 horas e duração de cinco meses. É direcionado preferencialmente aos professores da rede estadual, mas também será aberto a todos os docentes regentes que trabalham com jovens e crianças com todos os tipos de deficiências, transtornos do desenvolvimento, superdotação e altas habilidades.

          Serão proporcionadas participações em fóruns de discussões. A data para o início do curso ainda não foi divulgada, mas a pré-inscrição pode ser feita no site da UEG através do link http://www.unuead.ueg.br:7085/cadaee/

Mais informações também na Coordenação de Ensino Especial da Seduc-GO: 3201-3122 e 3201-3126.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Buscador Educativo Online




Zuggi é o primeiro buscador educativo online no Brasil, desenvolvido especialmente para as crianças. Com um ambiente lúdico, didático e interativo, o Zuggi traz resultados através de imagens, auxiliando nas buscas realizadas pelas crianças e filtrando conteúdos inadequados a elas. É uma ferramenta de aprendizagem que tem como função dar autonomia para as crianças realizarem suas buscas sobre os mais diversos assuntos, despertando sua curiosidade e vontade de aprender.

Bibliotecas e laboratórios funcionam normalmente

Professores regentes acompanham os alunos nas pesquisas

O retorno dos professores efetivos às salas de aula é o ponto de partida de uma reforma estrutural que a Secretaria de Estado da Educação empreenderá nas escolas da rede pública estadual de Goiás. Com o foco no aprendizado do estudante, essa reorganização do quadro de educadores em nada compromete o funcionamento dos demais espaços pedagógicos das escolas. As bibliotecas e os laboratórios de Línguas, Ciências e Informática permanecem abertos durante toda a jornada escolar. A diferença é que, num primeiro momento, os estudantes serão acompanhados dos próprios professores regentes nessas atividades.

A determinação da Secretaria para que as escolas priorizem o professor na sala de aula tem por objetivo valorizar a competência dos educadores, possibilitando que eles atuem nas áreas para as quais foram habilitados. O professor efetivo conhece mais profundamente o projeto educacional da escola e o funcionamento da rede pública estadual, por isso, sua presença na sala de aula será fundamental nesse processo de reforma.

Além disso, o professor efetivo numa regência contribui para o fortalecimento de outro aspecto importante no processo de ensino e aprendizagem que é a continuidade. A escola estará, com a volta do professor à sala de aula, reduzindo a alternância de professores em regência, um problema que ela enfrenta ao final de cada ano, quando os professores são contratados temporariamente.

Atualmente, a rede estadual de educação possui 841 laboratórios de informática e todos estão acessíveis aos estudantes, da mesma forma que os laboratórios de línguas e ciências e as bibliotecas. As ações desenvolvidas pelas escolas nos Projetos de Atividades Educacional Complementares (Praec) e nos Espaços de Cidadania estão sendo avaliadas e poderão ser redimensionadas de acordo com as prioridades estabelecidas para toda a rede.

Com os mais de 29 mil professores efetivos em sala, as 38 Subsecretarias Regionais de Educação passarão a utilizar as cotas para a contratação temporária de professores para suprir as demandas residuais para regência e para as demais necessidades pedagógicas das escolas. Historicamente, os maiores déficits de professores na rede estadual são nas disciplinas de Química, Física, Matemática, Artes e, em algumas regiões, também de Educação Física.

Quase a totalidade dos professores aprovados no último concurso da Secretaria da Educação já está efetivada nos seus cargos. A Secretaria da Educação espera consolidar o processo de reorganização dos recursos humanos nas escolas estaduais no próximo mês.

fonte: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/?Noticia=2563

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

NTEs iniciam em março capacitação de professores.

 Matéria Vinculada  através do site da Secretaria Estadual de Educação.
Interessados devem procurar os gestores das escolas

Depois de apoiarem as escolas, durante as férias, na preparação dos projetos pedagógicos, os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) da Secretaria de Estado da Educação estão prontos para capacitar os professores de toda a rede estadual. Os 26 núcleos que atendem as 38 subsecretarias regionais de Educação oferecem, no início de março, os cursos de Introdução à Educação Digital (40 horas), principalmente para as unidades que receberam laboratórios recentemente; de Projetos de Aprendizagem (40 horas), que apresenta a metodologia de projetos; de Tecnologias na Educação (100 horas), que integra as mídias na escola; e o Biblioteca, tesouro a explorar (40 horas), para formar dinamizadores das bibliotecas escolares, entre outros.

De acordo com a Gerência de Tecnologias Educacionais, neste momento, os professores formadores dos NTEs estão visitando as escolas e identificando as demandas para a formação das turmas. Os professores interessados devem procurar os gestores das escolas e manifestarem o seu interesse. Os cursos são na modalidade a distância, presenciais e semipresenciais. As turmas têm número variado de professores, de acordo com o interesse local e regional. No caso de aulas presenciais, os encontros são feitos em determinada escola, reunindo, também, professores de escolas vizinhas, e são usados os laboratórios de informática das próprias escolas. Os cursos a distância permitem que o professor tenha maior flexibidade na definição de horários para os estudos.

Um dos cursos mais procurados pelos professores é o de Introdução à Educação Digital, que trabalha em ambiente Linux, o mesmo dos laboratórios de informática das escolas da rede estadual. Além dos quatro cursos básicos de formação, os NTEs capacitam professores, estudantes e gestores no Uso pedagógico do rádio na escola, em Formação digital e em Formação pela escola, entre outros. Uma escola que tiver interesse em ter um rádio de pátio ou desenvolver um rádio de ondas, no caso de poder contar com alguma rádio comunitária local, por exemplo, deve procurar a Coordenação de Educação a Distância, da Secretaria da Educação do Estado de Goiás, e solicitar a presença dos técnicos. Os equipamentos são adquiridos pela escola e compreendem, basicamente, caixas de som e microfones, no caso de uma escola de pátio.

Os cursos dos NTEs são totalmente gratuitos e estão à disposição de todos os professores da rede estadual em todo o Estado. O objetivo é facilitar a formação continuada desses profissionais e, consequentemente, ampliar o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas estaduais.

Fonte:  http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/?Noticia=2554