quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vamos apostar nisso??

São tantos os problemas sociais, na educação, saúde e habitação;  não só na estrutura material, mas também e principalmente na estrutura humana. Preconceitos, discriminações, racismo estão presentes no dia-a-dia das pessoas e vem provocando uma crescente exclusão social. Tal acontecimento invade as escolas e o "diferente" do modelo que a sociedade impõe perde, por muitas vezes, sua própria identidade. 
Paralelo a inclusão ou exclusão social, vem a tecnologia. Escolas começam a serem equipadas com TICs e a grande maioria dos profissionais da educação ainda são resistentes em inovar; por medo do novo, ou por falta de conhecimento. Nesta realidade a inclusão digital fica em segundo plano ou é excluída também.
Apesar da resistência ainda ser em um número bastante significativo, muitos profissionais da educação vem utilizando em suas aulas e projetos, as ferramentas que as TICs proporcionam. Abaixo você conhece alguns projetos e programas, basta clicar para chegar até ele:

1. Inclusão Digital - Governo Federal
2. Professores e alunos desenvolvem projeto de inclusão digital - Nova Cantu - PR
3. Inclusão digital com inclusão social - São José dos Campos
4. Inclusão digital e o deficiente visual - Pelotas - RS
5. Projeto torna inclusão social e digital umna realidade no Amazonas
6. Cinema incentiva a leitura de alunos da EEB Lauro Muller - Florianópolis - SC
7. Projeto Game na escola - EEB Lauro Müller - Florianópolis - SC
8. Projeto Escola de Todos

SE VOCÊ CONHECE UM PROJETO OU PROGRAMA QUE DEVERIA ESTAR NESTA LISTA NOS COMUNIQUE.

Fonte: http://escolasinclusivas.blogspot.com/2010/08/inclusao-digital-ajudando-na-inclusao.html

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Professores... vale a pena conferir...



Unesco-coleção História Geral da África‏


Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos. 
Download gratuito (somente na versão em português):




Informações Adicionais:

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Retorno do Curso Profuncionário, 15/01/2011 - 3º Edição 2010/2011.


                                                   
RECOMEÇAR

Não importa onde você parou…em que momento da vida você cansou…
o que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…é renovar as esperanças na vida e o mais importante… acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado… Chorou muito? foi limpeza da alma…

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia…
Sentiu-se só por diversas vezes? E porque fechaste a porta até para os anjos…
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora…
Pois é…agora é hora de reiniciar…de pensar na luz…de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal um corte de cabelo arrojado…diferente?
Um novo curso…ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar,dominar o computador…ou qualquer outra coisa…

Olha quanto desafio…quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho? Besteira…tem tanta gente que você afastou com o
seu “período de isolamento”…tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para “chegar” perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza…nem nós mesmos nos suportamos… ficamos horríveis…o mal humor vai comendo nosso fígado…até a boca fica amarga.
Recomeçar…hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar? ir alto…sonhe alto… queira o melhor do melhor… queira coisas boas para a vida… pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos… se pensamos pequeno… coisas pequenas teremos…já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor…o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da faxina mental… joga fora tudo que te prende ao passado… ao mundinho de coisas tristes…fotos…peças de roupa, papel de bala…ingressos de
cinema, bilhetes de viagens… e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados… jogue tudo fora… mas principalmente… esvazie seu coração… fique pronto para a vida… para um novo amor… Lembre-se somos apaixonáveis… somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes… afinal de contas… Nós somos o “Amor”…
” Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.”

Carlos Drummond de Andrade.


Sejam todos Bem vindos!! Nós da Equipe NTE desejamos um feliz retorno a todos vocês com muito empenho e esforço de todos!!

ProFuncionário- 3º Edição 2010/2011.
Equipe ProFuncionário NTE-Luziânia
Profª. Tutora: Léa Rosane Barcelos - Turma Luziânia
Prof. Tutor: Marcos - Turma Novo Gama


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Retorno dos professores formadores pra inicio do ano de 2011.

              A equipe de professores formadores do NTE retornou do pequeno recesso nesta segunda feira 10/01,  para planejamento  dos cursos e oficinas a serem realizadas no decorrer do ano de 2011.
O grupo gestor do NTE deseja a todos os professores  que o ano de 2011 seja muito proveitoso!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Valorização dos Professores!!

Dilma Assume a Presidência com o Compromisso de Valorizar o Magistério

Em discurso, a governante afirmou que o professor deve ser tratado como autoridade

A nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, assumiu o cargo, neste sábado (1º), enfatizando a importância da valorização do professor para a melhora da qualidade da Educação. Em seu discurso no Congresso, a governante afirmou que "só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens".

Novo Secretário de Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto.

O Secretário de Educação do novo governo, Thiago Peixoto, afirma que entra no cargo com um diagnóstico e uma noção profunda das dificuldades da pasta. Isso porque a ex-secretária, Milca Severino, fez reuniões com Thiago Peixoto desde quarta-feira (29) para passar os desafios e a situação atual da Secretaria Estadual de Educação.
“Agora é andar para frente. A questão educacional não pode ser de continuísmo, mas de continuidade, no sentido de que é um processo de evolução”, afirmou o secretário. Segundo ele, a partir das informações dadas pela ex-secretária, já se tem uma noção do que deve ser feito na pasta.
O deputado federal acredita que uma das grandes dificuldades da educação no estado de Goiás é a rede física. “Nós temos algumas escolas que passam por dificuldades muito grandes, mas hoje a secretaria já tem um time pronto para isso”, declara o secretário. Thiago Peixoto assume ainda que o Piso Nacional dos Professores é um desafio. Ele acredita que o salário estabelecido será resolvido em breve.
“Os desafios são muito grandes, mas nós temos que entender que este desafio não é meramente um desafio político ou administrativo, é o desafio de cuidar de 500 mil crianças e jovens. Cada um deles conta e nenhum deles vai ficar para trás”, defende o novo secretário de educação.

Fonte: http://www.portal730.com.br/noticias/politica/17076-thaigo-peixto-assume-secretaria-de-educacao-e-fala-sobre-desafios-mudancas-e-pmdb.html